Observação de Aves


O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece um passeio voltado à observação de aves, com roteiro específico dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A atividade aproxima o ser humano com a natureza, desperta o espírito aventureiro e, também, a capacidade de concentração e paciência.
Localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda é um local estratégico para a atividade com 233 espécies registradas. Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul são algumas das espécies avistadas.
Outro excelente ponto para avistar as aves é o receptivo da fazenda, assim como as estradas internas, campos e açudes. Estes pontos são percorridos na atividade de "Passarinhada": ideal para iniciantes na atividade de observação de aves ou para quem gosta de fotografar e observar a vida silvestre.
Tanto a Observação de aves como a Passarinhada são feitas com o acompanhamento de um guia especializado. Venha contemplar a natureza!

Informações preliminares e dúvidas frequentes:

1Como comprar o passeio?
A passarinhada pode ser agendada diretamente com a recepção do Rio da Prata mediante disponibilidade de vagas no momento.
Para a observação de aves na RPPN, deve-se reservar pelas agências de turismo de Bonito e Jardim, MS. Veja a lista de agências na seção Onde Comprar no Menu Como Visitar
O transporte até o atrativo não está incluso e também pode ser agendado com a agência de turismo.
2O que está incluso?
Lista de aves do Rio da Prata, seguro de acidentes pessoais vigente somente durante o passeio.
Oferecemos locação de máquina subaquática Go Pro na recepção do passeio. Na sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs. Aceitamos cartão VISA, AMEX, Mastercard e Dinners.
3Qual a programação?
07h00 - Observação de aves na trilha da RPPN.
12h00 - Almoço no receptivo do Rio da Prata.
13h30 - Opcional: Continuar a Observação de aves junto com o Passeio de Trilha e flutuação (passeio opcional, agendar antecipadamente) ou permanecer nos arredores da sede da fazenda observando as aves.
4O que devo levar?
Calça comprida, sapato fechado (tênis ou bota), chapéu ou boné, máquina fotográfica, binóculos, repelente, protetor solar.
5Existem restrições médicas?
Para visitantes gestantes até 24 semanas de gestação temos orientações de segurança que devem ser seguidas expostas na seção dúvidas frequentes.
Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar a atividade.
Visitantes com cirurgia invasiva recente (até 30 dias), epilepsia, histórico de AVC, histórico de infarto, histórico de choque anafilático (anafilaxia), e portadores de marca-passo não podem realizar o passeio.
Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.
As restrições médicas devem ser consultadas para verificar se você está apto a realizar a atividade.
Pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, labirintite, doenças do labirinto, ou quaisquer outras restrições que levem a perda de consciência podem ter seus estados de saúdes agravados em decorrência da atividade.
Quando necessário, o visitante deve portar seus próprios medicamentos.
6Segurança e Observações gerais
Não é permitida a realização do passeio usando chinelos ou calçados abertos.
Adaptações de trajeto e requerimento de maior apoio para visitantes devem ser solicitados e planejados com antecedência. Não possuímos estrutura de acessibilidade no receptivo e percurso do passeio.
Durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido: Ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como na beira do rio.
Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.
Grau de dificuldade: Fácil
Condicionamento físico necessário: Condicionamento para esforço moderado.
Parte das atividades é realizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata.

Outras atividades no Recanto Ecológico Rio da Prata


Uma suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio.


Saiba mais sobre a flutuação

Acompanhado por um mergulhador profissional experiente, o visitante irá se aventurar por um incrível mundo de águas cristalinas, repleto das mais variadas espécies de peixes, vasta vegetação e belos cenários subaquáticos.


Saiba mais sobre o mergulho com cilindro

Uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, aprender sobre a vida do homem do campo, conhecer as práticas de pecuária aplicadas na fazenda, ver bezerrinhos e cavalgar entre o gado. Tudo isso aliado a um cenário de beleza única e acompanhado por um belo pôr do sol pintado de tons de rosa, laranja e azul.


Saiba mais sobre o passeio a cavalo

Você em harmonia com a natureza

Venha conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, aguardamos a sua visita!