Observação de Aves e Passarinhada


Adotamos medidas preventivas relativas à COVID-19 (via Plano de Contingência), cumprindo com os Programas Bonito Seguro (SEBRAE/MS) e Turismo Responsável (Min. do Turismo), além de garantir o cumprimento do selo Safe Travels do WTTC - World Travel and Tourism Council, o mais conceituado conselho internacional de turismo.
O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece dois roteiros voltados à observação de pássaros: a passarinhada e a observação de aves.
Localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda é um local estratégico para a atividade com 234 espécies registradas. Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul são algumas das espécies avistadas.
A observação de aves é um roteiro mais longo, voltado para público mais técnico, acompanhado de guia especialista e realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A atividade aproxima o ser humano da natureza, despertando o espírito aventureiro e, também, exercitando a capacidade de concentração e paciência.
Outro excelente ponto para avistar as aves é o receptivo da fazenda, assim como as estradas internas, campos e açudes. Estes pontos são percorridos na atividade de "Passarinhada": ideal para iniciantes na atividade de observação de aves ou para quem gosta de fotografar e observar a vida silvestre.
Tanto a Observação de aves como a Passarinhada são feitas com o acompanhamento de um guia.
Obs: A diária do Guia Especialista de Observação de Aves NÃO ESTÁ INCLUSA no valor deste passeio, o guia é contratado através de uma agência de turismo de Bonito.

Informações preliminares e dúvidas frequentes:

1Adoção de Medidas Preventivas COVID-19
Retomamos as atividades turísticas em 01 de julho de 2020. Consulte as agências de turismo credenciadas (veja seção onde comprar) para reservas e vagas!
Atendemos com higienização intensificada, medição de temperatura dos visitantes, horário agendado e grupos de tamanho reduzido.
Adotamos medidas para aumentar a segurança das operações turísticas baseadas em:
• Distanciamento social: padronização de uma distância segura entre as pessoas, de no mínimo 1,5 metros. Pessoas que estejam viajando juntas e sejam do mesmo grupo familiar não precisam manter a distância entre elas.
• Higienização e EPIs: Higienização de todas as superfícies de contato manual com álcool 70% ou desinfetante clorado. Fornecer álcool 70% em gel para uso de visitantes e guias de turismo. Higienizar todos os equipamentos usados por visitantes. Fornecer equipamentos de proteção individual para colaboradores e exigir uso por visitantes quando necessário.
• Identificação de pessoas com suspeita: Medição de temperatura corporal e entrevista sobre sintomas visando identificar pessoas portadoras de sintomas da COVID-19 que possam ser disseminadores de contágio e encaminhá-los para diagnóstico adequado e isolamento. • Informação e capacitação: Disponibilizar informação oficial para visitantes e colaboradores. Capacitar colaboradores para uso de EPIs e para realizar procedimentos de distanciamento e higienização adequados.
Caso seja identificado pessoas portadoras de sintomas da COVID-19, após a realização dos procedimentos realizados no atrativo, os mesmos serão encaminhados para diagnóstico adequado e isolamento.
2Riscos de Exposição ao COVID-19
Informamos que existem riscos de exposição ao COVID-19 em qualquer lugar público onde outras pessoas estejam presentes.
Apesar de realizarmos medidas para minimizar os riscos de contaminação decorrentes da COVID-19, por se tratar de local aberto ao público, os visitantes devem ter conhecimento de que poderão estar expostos a eventual contágio, isso porque, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a COVID-19 (Novo Coronavírus) é extremamente contagiosa e de fácil infecção, podendo, inclusive, levar ao desenvolvimento de doenças graves (síndrome respiratória aguda) e até culminar no óbito do infectado.
Portanto, ao visitar o atrativo, os visitantes assumem voluntariamente todos os riscos relacionados com a exposição à COVID-19, comprometendo-se em manter o distanciamento recomendado pelos guias e monitores ("afastamento social" de outros grupos de visitantes, que não sejam do seu grupo familiar), utilizar máscara (pano ou descartável) ao transitar na sede do atrativo (loja, banheiros, restaurante, etc), e durante as atividades de ecoturismo, e higienizar constantemente as mãos (água e são ou álcool em gel 70%).
Pedimos encarecidamente que pessoas que tiveram contato com caso confirmado de COVID-19 nos últimos 14 dias não visitem o nosso atrativo.
3O uso de máscara será obrigatório?
O uso de máscara para os visitantes é obrigatório nas áreas do receptivo.
Durante o passeio, após a saída do receptivo, não é necessário o uso de máscara, pois estará em ar livre o tempo todo, é preciso apenas manter a regra de distanciamento social de 1,5 metros. Recomendamos que os visitantes tragam suas próprias máscaras, preferencialmente mais de uma unidade, caso suje ou molhe.
4O que está incluso?
Lista de aves do Rio da Prata, seguro de acidentes pessoais vigente somente durante o passeio.
Oferecemos locação de máquina subaquática Go Pro na recepção do passeio. Na sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs. Aceitamos cartões de crédito e débito.
5Qual a programação?
07h00 - Observação de aves na trilha da RPPN.
12h00 - Almoço no receptivo do Rio da Prata.
13h30 - Opcional: Continuar a Observação de aves junto com o Passeio de Trilha e flutuação (passeio opcional, agendar antecipadamente) ou permanecer nos arredores da sede da fazenda observando as aves.
6O que devo levar?
Calça comprida, sapato fechado (tênis ou bota), chapéu ou boné, máquina fotográfica, binóculos, repelente, protetor solar.
7Existem restrições médicas?
Para visitantes gestantes até 24 semanas de gestação temos orientações de segurança que devem ser seguidas expostas na seção dúvidas frequentes.
Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar a atividade.
Visitantes com cirurgia invasiva recente (até 30 dias), epilepsia, histórico de AVC, histórico de infarto, histórico de choque anafilático (anafilaxia), e portadores de marca-passo não podem realizar o passeio.
Visitantes sob efeito de álcool ou drogas não podem realizar a atividade.
As restrições médicas devem ser consultadas para verificar se você está apto a realizar a atividade.
Pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, labirintite, doenças do labirinto, ou quaisquer outras restrições que levem a perda de consciência podem ter seus estados de saúdes agravados em decorrência da atividade.
Quando necessário, o visitante deve portar seus próprios medicamentos.
8Segurança e Observações gerais
Não é permitida a realização do passeio usando chinelos ou calçados abertos.
Adaptações de trajeto e requerimento de maior apoio para visitantes devem ser solicitados e planejados com antecedência. Não possuímos estrutura de acessibilidade no receptivo e percurso do passeio.
Durante o passeio (a partir da sede até o retorno a ela) não é permitido: Ingerir bebida alcoólica, fumar e lanchar, tanto na trilha como na beira do rio.
Em caso de chuvas intensas, que comprometam a qualidade e segurança no trajeto, o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.
Grau de dificuldade: Fácil
Condicionamento físico necessário: Condicionamento para esforço moderado.
Parte das atividades é realizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata.

Outras atividades no Recanto Ecológico Rio da Prata


Uma suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio.


Saiba mais sobre a flutuação

Acompanhado por um mergulhador profissional experiente, o visitante irá se aventurar por um incrível mundo de águas cristalinas, repleto das mais variadas espécies de peixes, vasta vegetação e belos cenários subaquáticos.


Saiba mais sobre o mergulho com cilindro

Uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, aprender sobre a vida do homem do campo, conhecer as práticas de pecuária aplicadas na fazenda, ver bezerrinhos e cavalgar entre o gado. Tudo isso aliado a um cenário de beleza única e acompanhado por um belo pôr do sol pintado de tons de rosa, laranja e azul.


Saiba mais sobre o passeio a cavalo

Você em harmonia com a natureza

Venha conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, aguardamos a sua visita!