Perguntas frequentes

Veja abaixo as dúvidas mais frequentes sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata.


Caso não encontre uma resposta para sua dúvida, entre em contato conosco, teremos prazer em lhe responder!

1Adoção de Medidas Preventivas COVID-19
Retomamos as atividades turísticas em 01 de julho de 2020.
Consulte as agências de turismo credenciadas (consulte seção Onde Comprar) para reservas e vagas!
Adotamos medidas preventivas ao COVID-19 visando aumentar a segurança das operações turísticas:
• Distanciamento social: padronizar uma distância segura entre as pessoas, de no mínimo 1,5 metros. Os grupos serão preferencialmente formados por grupos familiares e pessoas que já estejam viajando juntas.
• Higienização e EPIs: Frequência de higienização de ambientes e superfícies intensificada. Higienizar todas as superfícies de contato manual com álcool 70% ou desinfetante clorado. Fornecer álcool 70% em gel para uso de visitantes e guias de turismo. Higienizar todos os equipamentos usados por visitantes. Fornecer equipamentos de proteção individual para colaboradores e exigir uso por visitantes quando necessário.
• Identificação de pessoas com suspeita: Medição de temperatura corporal e entrevista sobre sintomas visando identificar pessoas portadoras de sintomas da COVID-19 que possam ser disseminadores de contágio e encaminhá-los para diagnóstico adequado e isolamento.
• Informação e capacitação: Disponibilizar informação oficial para visitantes e colaboradores. Capacitar colaboradores para uso de EPIs e para realizar procedimentos de distanciamento e higienização adequados.
Caso seja identificado pessoas portadoras de sintomas da COVID-19, após a medição de temperatura corporal e entrevista de check-list feita pelo atrativo, o visitante e seus acompanhantes deverão deixar o recinto e buscar diagnóstico adequado através do Sistema de Saúde.
2Riscos de Exposição ao COVID-19
Informamos que existem riscos de exposição ao COVID-19 em qualquer lugar público onde outras pessoas estejam presentes.
Apesar de realizarmos medidas para minimizar os riscos de contaminação decorrentes da COVID-19, por se tratar de local aberto ao público, os visitantes devem ter conhecimento de que poderão estar expostos a eventual contágio, isso porque, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a COVID-19 (Novo Coronavírus) é extremamente contagiosa e de fácil infecção, podendo, inclusive, levar ao desenvolvimento de doenças graves (síndrome respiratória aguda) e até culminar no óbito do infectado.
Portanto, ao visitar o atrativo, os visitantes assumem voluntariamente todos os riscos relacionados com a exposição à COVID-19, comprometendo-se em manter o distanciamento recomendado pelos guias e monitores ("afastamento social" de outros grupos de visitantes, que não sejam do seu grupo familiar), utilizar máscara (pano ou descartável) ao transitar na sede do atrativo (loja, banheiros, restaurante, etc) e higienizar constantemente as mãos (água e são ou álcool em gel 70%).
Pedimos encarecidamente que pessoas que tiveram contato com caso confirmado de COVID-19 nos últimos 14 dias não visitem o nosso atrativo.
3O uso de máscara será obrigatório?
O uso de máscara para os visitantes é obrigatório nas áreas do receptivo.
Durante o passeio, após a saída do receptivo, não é necessário o uso de máscara, pois estará em ar livre o tempo todo, é preciso apenas manter a regra de distanciamento social de 1,5 metros.
Recomendamos que os visitantes tragam suas próprias máscaras, preferencialmente mais de uma unidade, caso suje ou molhe.
4Qual a idade mínima para o passeio?
06 anos, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Ressaltamos que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança.
Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que um responsável retorne com a mesma. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o início da atividade, mesmo que não seja realizada completamente.
5Existem restrições médicas para a flutuação?
Para gestantes até 24 semanas, ver orientações de segurança a seguir.
Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar o passeio.
Visitantes com cirurgia invasiva recente (até 30 dias), epilepsia, histórico de AVC, histórico de infarto, histórico de choque anafilático (anafilaxia), e portadores de marca-passo não podem realizar o passeio.
6 Orientações e recomendações de segurança para gestantes até 24 semanas:
- O seu passeio deve ser agendado preferencialmente nos horários mais frescos.
- Evite exposição prolongada ao sol.
- Não realize a atividade se não estiver bem-alimentada ou se sentindo em excelentes condições de disposição. Após o inicio do passeio, você estará em local onde o socorro e remoção será demorado e difícil.
- O balanço de oxigênio no corpo da gestante funciona diferente do normal, então é importante que a respiração flua adequadamente. Não realize a atividade se sentir sem folêgo ou sem ar.
- Desça e suba as escadarias bem devagar, fazendo pausas para respirar.
- Gestantes não podem fazer apnéia ou prender o fôlego durante mergulhos.
- Procure se manter hidratada durante a atividade. Leve água mineral.
- Preste muita atenção nas escadas e observe irregularidades no terreno durante a trilha, evite tropeços, tombos e quedas.
- O colete salva-vidas precisa se ajustar bem ao corpo e ficar confortável, não pode ficar apertado. Caso não fique e não haja outro equipamento é melhor não realizar a atividade.
7O Rio da Prata está aberto todos os dias para visitação?
Estamos abertos todos os dias do ano (inclusive feriados, natal e ano novo), mas os passeios têm que ser agendados com antecedência e através de uma agência de turismo na região de Bonito.
8Posso usar protetor solar e repelente antes do passeio?
Não. É proibido o uso de protetor solar e repelente antes dos passeios de flutuação e mergulho com cilindro para evitar a contaminação das águas com produtos químicos.
9É recomendado usar legging na flutuação?
Sim, como não é permitido usar protetor solar é recomendado usar uma calça legging por baixo da roupa de neoprene, pois nossas roupas são manga longa e perna curta. Principalmente para passeios em horários de sol muito quente.
10 Posso levar drones, ou equipamentos de fotografia e vídeo profissionais no passeio?
Durante as atividades, não é permitida a utilização de equipamentos que possam comprometer a experiência de passeio que idealizamos proporcionar ao visitante e ao grupo.
Portanto, não é permitido o uso de equipamentos não solicitados e nem incluso nos passeios como drones, lastros de mergulho, facas, equipamentos de filmagens profissionais, entre outros, que o visitante possa trazer e tentar usar durante a atividade.
A utilização de Drones e equipamentos de filmagens será avaliada apenas em casos profissionais, sendo agendado com antecedência como visita técnica e adaptado ao passeio, neste caso recebe um acompanhamento individual e será orientado a tomar os devidos cuidados com a perturbação da vida silvestre e com o incômodo aos visitantes do dia.
11Eu tenho barba e bigode, isso pode atrapalhar para a flutuação?
Sim, pois para a flutuação é necessário e obrigatório que se use um conjunto de máscara e snorkel, e o bigode e a barba podem atrapalhar a vedação da máscara no rosto e prejudicar o aproveitamento do passeio. Assim, é recomendável que você venha para o passeio com a barba feita.
12Eu uso óculos, vocês possuem máscaras com grau?
Nós não possuímos máscaras com graus, mas recomendamos aos turistas que usam óculos que usem lentes de contato para fazer o passeio. Nós disponibilizamos capas de óculos para proteger o seu óculos durante o passeio.
É proibido fazer a flutuação usando somente óculos de natação.
13Quais equipamentos são obrigatórios para a flutuação?
Máscara e snorkel, roupas e botas de neoprene são os equipamentos obrigatórios para a flutuação, e já estão inclusos no preço do passeio.
Recomendamos aos visitantes que tragam roupa de banho e toalha.
O colete salva-vidas é opcional, pois não é necessário para a flutuabilidade, e ele será fornecido, caso o visitante solicite, no início da flutuação.
Visitantes que trouxerem equipamentos próprios como máscaras e snorkel e roupas de neoprene não terão desconto no valor do passeio, e deverão ter seus equipamentos aprovados para uso com a recepção.
É proibido fazer a flutuação usando óculos de natação.
14 O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece serviço de transporte de Bonito até a fazenda?
Não oferecemos serviços de transporte. Você encontrará esses serviços nas agências de turismo de Bonito.
15 Qual a distância de Bonito até o Recanto Ecológico Rio da Prata?
A distância de Bonito ao Recanto Ecológico A distância de Bonito ao Recanto Ecológico Rio da Prata é de 45 km em estrada toda asfaltada. A saída de Bonito deverá ser feita pelo menos 45 minutos antes do horário do passeio. Por exemplo: passeio 10h00, horário máximo de saída de Bonito às 09h15.
16O passeio pode ser feito a tarde? Posso comprar o passeio na hora?
O passeio pode ser agendado para a tarde sim, o último horário de saída de passeio depende da estação do ano. As reservas para o passeio no Recanto Ecológico Rio da Prata são feitas através das agências de turismo locais, de Bonito ou Jardim, com antecedência.
17O Rio da Prata aceita cartão de crédito?
Sim, todo o consumo realizado tanto no em nosso bar quanto na lojinha pode ser pago com VISA, MASTERCARD, DINERS, AURA e ELO (crédito e débito). O valor do passeio é pago diretamente para a agência de turismo pela qual foi contratado o passeio.
18Meu celular é a prova d'água? Posso levar?
Não recomendamos, pois o risco de estragar ou perder é alto. Caso realmente queira levar é obrigatório o uso de uma capa estanque com alça presa no pulso não fornecida pelo passeio.
19Regras para uso de Celulares e Câmeras subaquáticas no passeio:
- É proibido levar celular no passeio sem a proteção de um saco estanque com cordão que prenda ao pulso, mesmo que o aparelho seja a prova d'água.
- É obrigatório que todas as câmeras subaquáticas e sacos estanques tenham cordão que prenda ao pulso e dispositivo flutuador, para que possam ser levadas na flutuação.
- Os visitantes são responsáveis pelas suas câmeras e celulares pessoais levados no passeio, inclusive por quaisquer danos que possam vir aos mesmos.
20Posso levar meu animal doméstico no Rio da Prata?
Não! É expressamente proibida a presença de animais domésticos no receptivo ou em qualquer área da fazenda.
21Tenho crianças pequenas, vocês oferecem serviço de bábá?
Não oferecemos serviço de babá. Não é permitido deixar menores de idade desacompanhados no receptivo turístico.
Em Bonito, as agências de turismo possuem um cadastro de babás.
22Qual a temperatura da água?
A água na nascente do rio Olho D’Água, onde começa a flutuação, tem temperatura constante o ano todo de 24°C. A temperatura é ideal, refrescante no verão e quentinha no inverno, mesmo se a temperatura exterior estiver baixa.
Dentre os passeios de flutuações da região de Bonito, o Recanto Ecológico Rio da Prata é o que tem a água mais quente.
23Programa 1º Emprego no Rio da Prata e Estância Mimosa. Como participar?
Os passeios Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo lançam seu novo projeto de apoio aos estudantes, o Programa 1º Emprego.
O objetivo é proporcionar uma experiência diferenciada registrada em carteira aos recém formados na área de Turismo com a finalidade de inserir no mercado de trabalho jovens formandos, incentivando o seu aperfeiçoamento profissional.
Caso você tenha interesse em participar da seleção envie seu currículo atualizado através do e-mail
atendimento@gruporiodaprata.com.br

No corpo da mensagem coloque o título: Programa 1º Emprego, informe a data disponível para início e encaminhe uma foto.
24Programa de estágio Rio da Prata
Nossa empresa oferece estágios nas áreas de Turismo.
Recebemos estagiários de diversas partes do Brasil e de várias Universidades públicas e privadas.
Nosso programa consiste em proporcionar experiência aos acadêmicos, que vivenciarão na prática todo o processo de operacionalização das atividades em ecoturismo e nossas ações para conservação.
Realizamos seleções para estágio supervisionado ou extracurricular, disponibilizando vagas durante todo o ano letivo.
Alguns pré-requisitos para a seleção:
- Estar cursando a partir do terceiro ano de Turismo;
- Disponibilidade de tempo integral;
- Residir durante o período de estágio no atrativo;
- Gostar do ambiente natural da fazenda: rústico, calor, chuva, mosquitos,sapos, etc;
- Ter disponibilidade mínima para estágio de 2 meses para férias de final de ano e 1 mês para os outros meses;
- Ter capacidade de trabalhar em grupo e em área rural, longe das cidades;
- Ter responsabilidade, pontualidade, paciência e companheirismo;
- Aceitar de maneira pró-ativa todas as tarefas que lhe forem confiadas;
Participem de nossa seleção enviando seu currículo com foto para o e-mail
atendimento@gruporiodaprata.com.br
, colocando como assunto pedido de estágio.

Um novo mundo diante dos seus olhos!

Venha conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, aguardamos a sua visita!