RPPN Fazenda Cabeceira do Prata

Uma grande conquista ambiental foi a criação oficial da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Fazenda Cabeceira do Prata (Deliberação CECA/MS nº 001-99) em 27 de abril de 1999, protegendo 295,0484 hectares (20% da área total da Fazenda), englobando toda a mata ciliar do rio Olho d’Água, desde a sua nascente até quando ele desemboca no rio da Prata. Importante contextualizar que a RPPN é uma categoria de unidade de conservação particular e de uso sustentável e restrito, criada em caráter perpétuo.
Após 2 anos de estudos, em março de 2007 foi finalizado o Plano de Manejo da RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, o documento foi elaborado por uma equipe de 8 pesquisadores conceituados com o patrocínio da Conservação Internacional do Brasil, dentro do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal. A Parte 2 do Plano de Manejo (Caracterização sócio-econômica) realizou pesquisa com os visitantes no Rio da Prata e trouxe alguns resultados interessantes: 88% dos visitantes entrevistados responderam que o fato de estar em uma RPPN colaborou para o aumento da satisfação no passeio.
A operação turística do Recanto Ecológico Rio da Prata é baseada na beleza singular da área da RPPN Faz. Cabeceira do Prata, que associa uma grande biodiversidade à presença de águas transparentes, permitindo uma atividade de contemplação e interação com a natureza. Portanto, ao proporcionar o contato de visitantes do mundo todo com esse ambiente exuberante, o passeio visa promover sua conscientização e divulgar a importância das RPPNs para a conservação de áreas naturais, além de fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável na região, uma alternativa para a geração de renda sem destruição dos recursos naturais.
parallax background

RPPN Fazenda Cabeceira do Prata

Reserva Particular do Patrimônio Natural

Reserva perpétua criada por livre iniciativa, protegida pela Lei do Sistema de Unidades de Conservação nº 9.985/2000.

Localização: Jardim, Mato Grosso do Sul
Área: 295,0484 hectares
Biomas: Cerrado com fragmentos de Florestas Estacionais Semideciduais (Aluvial e Submontana), Savanas (florestada, arborizada e gramíneo-lenhosa), Floresta Paludosa e Campo Úmido.
Aqui convivem:

Um novo mundo diante dos seus olhos!

Venha conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, aguardamos a sua visita!