Trilha e Flutuação


O passeio inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar dos Rios Olho d'Água e Prata. Esta trilha interpretativa é protegida por uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural. O percurso passa por árvores centenárias, orquídeas e bromélias e é possível avistar diversas espécies de aves e muitos mamíferos como: quati, macaco prego, queixada, cotia, tamanduá, cateto.
Ao chegar na nascente do Rio Olho D'Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas, o guia ajudará todos a se equipar com máscara e snorkel e treinar a flutuação para a exploração dos arredores.
Após essa preparação inicia-se a descida do rio. A suave correnteza leva os visitantes calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são alguns dos companheiros durante a descida pelo rio. São cerca de 2 km de percurso, até o encontro dos rios Olho D'Água e o Rio da Prata.
Ao retornar para a sede da fazenda, um delicioso almoço, tipicamente sul-mato-grossense, estará à sua espera. Há também variedades de doces caseiros e o nosso famoso Doce de Leite!
Para relaxar depois da aventura o ideal é dar uma esticadinha no redário da fazenda e contemplar a natureza.
  • Gabriela P - São Paulo, SP
    "Cavalgada e Flutuação Fizemos a cavalgada de manhãzinha, não tinha grupo, foi apenas eu, meu namorado e o guia... os cavalos são super mansos, eu nunca havia feito e adorei, o passeio é pela fazenda, passamos por uma trilha, por um lago cheio de filhotes de jacaré, por um cemitério e pelo pasto onde da para aprender melhor sobre os tipos de gado com as explicações do guia que foi um poço de educação e atenção... O almoço é bem gostoso, o arroz doce é digno de repetir. A flutuação é maravilhosa, no meu grupo aconteceu de uma mulher entrar em pânico e os monitores foram excepcionais em acalma-la até que ela pudesse voltar ao grupo e ficou acompanhada de um o tempo todo. Ficamos ansiosos pela anfitriã Sucuri que não veio nos receber, mas apareceu atravessando o rio na frente do grupo antes do nosso. Se não tiver uma máquina subaquática alugue uma (no receptivo da fazenda geralmente alugam)... as fotos durante a flutuação são essenciais. Sobre o preço achei ótimo, se você ver a estrutura do local, o tanto de funcionários, os equipamentos, almoço... vale muito a pena!"
    Gabriela P - São Paulo, SP
    Data da experiência: setembro de 2014 - Depoimento no Tripadvisor
  • Simone M
    "Recanto Rio da Prata O Recanto Rio da Prata é um lugar lindo, maravilhoso, a flutuação é incrível a água é muito transparente tem uma variedade muito grande de peixes e com muita formação de calcário no fundo o que proporciona fotos lindas com muito azul refletido do céu...água com corrente ajuda na movimentação sem precisar fazer esforço com muito tempo para apreciar as belezas embaixo dágua....Comida deliciosa bem caseira com pratos típicos pantaneiros e saladas orgânicas uma delicia!!! Os passeios de cavalo são ótimos dá para conhecer parte da fazenda, muito bem cuidada com ótimos guias!!! Não tem nada de ruim no Rio da Prata a única chateação é ir embora...."
    Simone M
    Data da experiência: março de 2015 - Depoimento no tripadvisor
  •  Chris Ange - Lyon, França
    "Ótimo ! Foi um dia ótimo para a família toda. Uns fizeram o passeio a cavalo, conversando com o guia, passeando pelos pastos no meio do gado e pelo mato. Outros foram para o buraco das araras, que fica bem pertinho. Depois, caminhamos na mata antes da flutuação, e o guia explicava muitas coisas interessantes a respeito das árvores, dos animais silvestres... Gostamos muito da flutuação; bastante peixes, grandões, pequenos, jacaré (parece que não tem perigo, nunca teve problema!), água maravilhosa. A gente mergulha e entra num outro mundo, e dá tempo para aproveitar. O nosso guia foi ótimo com o nosso filho de 8 anos, graças à dedicação dele, o menino aproveitou também e gostou. Para concluir o dia, um bom almoço estava nos esperando, e graças as redes foi possível descansar um pouco antes de regressar a cidade de Bonito."
    Chris Ange - Lyon, França
    Data da experiência: dezembro de 2015 - Depoimento no Tripadvisor
  • Márcia Bueno - São Paulo, SP
    "O lugar é lindo e bem estruturado. Passear no meio da mata e sair num paraíso, é a proposta deste passeio! A flutuação no Rio da Prata, é para quem ama água límpida e muita Natureza.Lá também se avista, a nascente do Rio. O almoço é espetacular! Valeu cada centímetro de beleza!"
    Márcia Bueno - São Paulo, SP
    Data da experiência: maio de 2017 - Depoimento no Tripadvisor
  • Alan Trap-Advisor - Passos, MG
    "Entrando no aquário!!! Realmente já me falavam da beleza e da quantidade de peixes que ali eu poderia observar neste passeio, mas somente entrando no rio da prata que você descobre outro mundo, um aquário natural com uma diversidade incrível de peixes em uma água super cristalina, realmente o melhor passeio que alguém possa fazer em Bonito."
    Alan Trap-Advisor - Passos, MG
    Data da experiência: maio de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • André Gazzi - Belo Horizonte, MG
    "Imperdível O melhor passeio disparado de Bonito. É obrigatório ir!!! Visibilidade altíssima, muita mida aquática. Sem mais... hehehe"
    André Gazzi - Belo Horizonte, MG
    Data da experiência: janeiro de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Laís A - São José dos Campos, SP
    "Sensacional! Um passeio extraordinariamente impactante! A equipe da fazenda e os guias são super atenciosos, o almoço fornecido é muito saboroso! O percurso da flutuação é lindo! Água transparente, peixe e vegetação abundante, as nascentes são um espetáculo a parte! Um passeio obrigatório a todos que visitam Bonito!!"
    Laís A - São José dos Campos, SP
    Data da experiência: abril de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Anaue Leite - São Paulo, SP
    "Experiência incrível! Este passeio foi incrível! A experiência de estar em profundo contato com a natureza foi muito singular."
    Anaue Leite - São Paulo, SP
    Data da experiência: maio de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Lilian P - Belém, PA
    "Contato direto com a Natureza, sem modificações do homem!!! Vale muuuito a pena! É de tirar o folego. Após uma trilha tranquila na mata, chega-se a uma área (a mais bela) no rio onde é feito toda a parte de instrução e treinamento. Depois seguimos flutuando em 'fila indiana' seguindo a correnteza, sempre com cuidado para não ir para a margem, e desviando de troncos. A água é realmente cristalina com muitos peixes e vegetação ..."
    Lilian P - Belém, PA
    Data da experiência: setembro de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Luana - Campo Grande, MS
    "Incrível O passeio começa com uma trilha no meio da mata, onde é possível ver uma nascente que surge ali...muito top! Após uns 40 min de caminhada, chegamos no Rio Olho d'água, que é onde se inicia a flutuação. A nascente é a parte com a maior quantidade de peixes, e o melhor lugar para tirar fotos. Ao longo do percurso também há peixes, mas em menor quantidade. É uma experiência única, a sensação é de estar dentro de um aquário. Passeio imperdível."
    Luana - Campo Grande, MS
    Data da experiência: novembro de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Antônio Pires P
    "Fazer snorkeling no rio da prata Fiz snorkeling durante três horas e meia nos olhos de água do rio da prata, e também no rio da prata, foi uma experiência maravilhosa. A água nos olhos de água é tão cristalina que se conseguem ver todas as variedades dos peixes lá existentes, pequenos, grandes junto a nós, o borbulhar das nascentes, é uma visita a não perder."
    Antônio Pires P
    Data da experiência: novembro de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Eduardo Q - Santos SP
    "Fantástico Que passeio lindo,natureza sem igual, flutuação fantástica onde o rio varia de cores do azul ao esmeralda, muitos peixes, staff perfeito e atento a segurança do visitante, realmente sem palavras, o Brasil e lindo, ..."
    Eduardo Q - Santos SP
    Data da experiência: dezembro de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Leandro Laux
    "Bonito - Flutuação Rio da Prata Melhor atração de Bonito! Todos as flutuações que envolvem nascentes são garantia de águas cristalinas. Incrível a visibilidade! É um passeio com pegada de aventura. Trilha inicial no meio da mata virgem, nascente exuberante e flutuação longa. Curiosidade é a nascente e a maior parte do trajeto acontece bo Rio Olho D’Água. O encontro com o Rio da Prata ocorre apenas no trecho final, no qual tive a sorte de ver um baita dourado que gosta de águas mais profundas. Organização, estrutura, guia e equipamentos nota 10. Super recomendo!"
    Leandro Laux
    Data da experiência: dezembro de 2018 - Depoimento no Tripadvisor
  • Ana Carla S
    "Flutuação Rio da Prata Encantada...maravilhada...quem vem a Bonito não pode perder esse passeio. Caminhada em mata com espécies da fauna e flora raras até chegada no início da flutuação. Sem palavras para descrever...poderia dizer que fiz uma “viagem” em um aquário natural."
    Ana Carla S
    Data da experiência: janeiro de 2019 - Depoimento no Tripadvisor
  • Marco SS - Campinas, SP
    "TEM que fazer esse A flutuação é imperdível. Não dá para vir a Bonito e não fazer esse passeio. Organização impecável e almoço incluso muito gostoso. Não deixe de provar o doce de leite. Fizemos a flutuação à tarde (13h30) e recomendo fazer logo pela manhã (10h00 máximo) para aproveitar bem a luz. Dá pra fazer só com a roupa de neoprene sem colete e quem não sabe nadar também consegue sem problemas. Vimos muitas pessoas que nunca tinham colocado uma máscara de mergulho sairem maravilhadas. São pouco mais de 3hrs de passeio com uma pequena caminhada de 30 minutos por uma mata linda. Ver a nascente e os peixes é um show a parte. Estou muito feliz de ter vivido esse local"
    Marco SS - Campinas, SP
    Data da experiência: janeiro de 2019 - Depoimento no Tripadvisor

ESPÉCIES DE
PEIXES

59

ESPÉCIES DE
MAMÍFEROS

38

ESPÉCIES DE
AVES

234

ESPÉCIES DE
HERPETOFAUNA

65

Informações preliminares e dúvidas frequentes:

1Como comprar o passeio? É necessário reservar com antecedência?
Nosso passeio possui um limite diário de visitantes e os horários são reservados pelas agências de turismo de Bonito e Jardim, MS. A lista de agências está na seção Onde comprar no menu Como Visitar .
O transporte até o atrativo não está incluso e também pode ser agendado com a agência de turismo.
Para feriados e férias escolares, é bom fazer a reserva com pelo menos um mês de antecedência.
2O que está incluso?
Todo o equipamento obrigatório (roupa de neoprene de 5 mm com mangas longas e perna curta, bota de neoprene, máscara e snorkel) e opcional (colete salva-vidas) está incluso no valor do passeio, assim como seguro contra acidentes e guia especializado.
Visitantes que trouxerem equipamentos próprios como máscaras e snorkel e roupas de neoprene não terão desconto no valor do passeio, e deverão ter seus equipamentos aprovados para uso com a recepção.
É proibido fazer a flutuação usando óculos de natação.
Oferecemos locação de máquina subaquática Go Pro. Na sede da fazenda há restaurante, bar e loja de souvenirs. Aceitamos cartão VISA, AMEX, Mastercard e Dinners.
3 Existem restrições médicas para a flutuação?
- Para gestantes até 24 semanas, ver orientações de segurança abaixo.
- Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação não podem realizar o passeio.
- Visitantes com cirurgia invasiva recente (até 30 dias), epilepsia, histórico de AVC, histórico de infarto, histórico de choque anafilático (anafilaxia), e portadores de marca-passo não podem realizar o passeio.
Orientações e recomendações de segurança para gestantes até 24 semanas:
- O seu passeio deve ser agendado preferencialmente nos horários mais frescos.
- Evite exposição prolongada ao sol.
- Não realize a atividade se não estiver bem-alimentada ou se sentindo em excelentes condições de disposição. Após o inicio do passeio, você estará em local onde o socorro e remoção será demorado e difícil.
- O balanço de oxigênio no corpo da gestante funciona diferente do normal, então é importante que a respiração flua adequadamente. Não realize a atividade se sentir sem folêgo ou sem ar.
- Desça e suba as escadarias bem devagar, fazendo pausas para respirar.
- Gestantes não podem fazer apnéia ou prender o fôlego durante mergulhos.
- Procure se manter hidratada durante a atividade. Leve água mineral.
- Preste muita atenção nas escadas e observe irregularidades no terreno durante a trilha, evite tropeços, tombos e quedas.
- O colete salva-vidas precisa se ajustar bem ao corpo e ficar confortável, não pode ficar apertado. Caso não fique e não haja outro equipamento é melhor não realizar a atividade.
4Qual a idade mínima para o passeio?
06 anos, menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
• Ressaltamos que os pais são responsáveis por assegurar que as crianças cumpram as orientações de segurança.
• Caso a criança não consiga fazer o passeio e precise retornar ao receptivo é obrigatório que um responsável retorne com a mesma. Não é possível ressarcir o valor do passeio de crianças e adultos após o início da atividade, mesmo que não seja realizada completamente.
5É necessário saber nadar para fazer a flutuação?
Na maior parte do percurso o rio é relativamente raso e dá pé, mas a regra é que não se pode colocar o pé no chão para não levantar sedimentos.
Como a roupa de neoprene e colete salva-vidas mantém a pessoa flutuando, uma pessoa que não sabe nadar, mas se sente confortável, consegue usar a máscara e snorkel e tem bom domínio na água, em geral, esta pessoa consegue fazer o passeio.
6O que devo levar?
Roupa de banho e toalha. Usar roupas e sapatos confortáveis, e chapéus ou bonés para proteção solar, são recomendados.
É recomendado usar legging na flutuação principalmente para passeios em horários de sol muito quente, pois como não é permitido usar protetor solar é recomendado usar uma calça legging por baixo da roupa de neoprene, pois nossas roupas são manga longa e perna curta.
Durante as atividades, não é permitido o uso de equipamentos não solicitados e nem incluso nos passeios como drones, lastros de mergulho, facas, equipamentos de filmagens profissionais, entre outros, que o visitante possa trazer e tentar usar durante a atividade.
7Qual a distância de Bonito até o Rio da Prata?
A distância de Bonito ao Recanto Ecológico Rio da Prata é de 45 km em estrada toda asfaltada. A saída de Bonito deverá ser feita pelo menos 45 minutos antes do horário do passeio. Por exemplo: passeio 10h00, horário máximo de saída de Bonito às 09h15.
O transporte até o atrativo não está incluso e também pode ser agendado com a agência de turismo.

Outras atividades no Recanto Ecológico Rio da Prata


Acompanhado por um mergulhador profissional experiente, o visitante irá se aventurar por um incrível mundo de águas cristalinas, repleto das mais variadas espécies de peixes, vasta vegetação e belos cenários subaquáticos.


Saiba mais sobre o mergulho com cilindro

Uma excelente oportunidade para contemplar a natureza, aprender sobre a vida do homem do campo, conhecer as práticas de pecuária aplicadas na fazenda, ver bezerrinhos e cavalgar entre o gado. Tudo isso aliado a um cenário de beleza única e acompanhado por um belo pôr do sol pintado de tons de rosa, laranja e azul.


Saiba mais sobre o passeio a cavalo

O passeio de observação de aves é realizado dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata, que já possui mais de com 234 espécies registradas.


Saiba mais sobre a observação de aves

Você em harmonia com a natureza

Venha conhecer o Recanto Ecológico Rio da Prata, aguardamos a sua visita!