Comunicado – Reportagem veiculada no Fantástico sobre os rios de MS

O destino de ecoturismo brasileiro, Bonito e região, ficou em evidência nesta semana após matéria exibida no Fantástico – O Show da Vida no dia 7 de Abril de 2019. Produzida por Cláudia Gaigher, jornalista que percorre por mais de 20 anos a região, as informações repassadas ao público mostraram com veracidade a situação que os rios ficaram após as chuvas.

Grande volume de chuvas que atingem a região costuma acontecer de 1 a 3 vezes por ano e causam a transformação das águas dos rios conforme imagens mostradas na matéria. De uns anos para cá até chuvas não tão volumosas tem mudado a transparência das águas. O tempo para voltar ao normal, cristalinas como o mundo conhece, tem demorado mais. É uma preocupação. Mas a boa notícia é que o alerta trouxe a tona essa questão que mobilizou toda a comunidade e o poder público.

Esse importante apoio conseguiu sensibilizar a população e os governantes da necessidade de preservação deste importante patrimônio. Essas águas da Serra da Bodoquena, onde estão as cidades de Bonito e Jardim com rios de águas limpas e cristalinas, só são transparentes porque a região tem solo calcário e um imenso complexo de ductos subterrâneos, por onde as águas passam e se espalham em lindos rios e nascentes. As medidas de proteção das águas e de uso sustentável do solo já começaram a ser feitas pelo poder público e iniciativa privada. Nossos sinceros agradecimentos!!

Muitos turistas ficaram preocupados! Por isso ressaltamos que as agências e hotéis da região estão muito bem preparados para atendê-los e repassar as informações da situação dos rios e de toda a região.

Os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Estância Mimosa Ecoturismo compartilham diariamente imagens dos rios com o intuito de informar os profissionais de turismo assim como os visitantes, as condições dos passeios.

O trade turístico de Bonito, com muita responsabilidade, está solicitando providência aos governantes para que possamos manter o destino cada vez melhor ambientalmente. A comunidade está se mobilizando enquanto ainda dá tempo de reverter a situação. Mesmo proprietários de passeios que estão em locais nos quais a chuva não atrapalha estão apoiando esse movimento para conseguirmos a preservação da nossa região!

Como reflexo da matéria do Fantástico, a Prefeitura está soltando uma nova legislação que melhora os cuidados com a conservação do solo da região e que vai colaborar também para a conservação dos recursos hídricos. A polícia ambiental de Bonito dobrou o efetivo para aumentar a fiscalização.

A região de Bonito tem muitos passeios e lugares encantadores, que não são afetados com as chuvas como o Abismo Anhumas, o Buraco das Araras, a Lagoa Misteriosa e as nascentes do rio Olho d’Água e Nascente Azul que raramente turvam e, se turvam, as águas limpam rapidamente.

Estamos entrando na época da seca. Período que, com o cessar das chuvas, deixa as águas dos rios ainda mais cristalinas e a visibilidade ideal para a realização das flutuações. É a época mais linda do ano!!

E sem chuva também é a época ideal para as instituições e governos porem em prática projetos de conservação de solo e estradas

Agradecemos muito o apoio e a compreensão de todos que sabem que, ao identificar problemas, nos unimos em busca de soluções sustentáveis !

Fica aqui nosso convite: venha para Bonito e região💙💚!

Foto: Marcos Amend – Nascente do rio Olho D’Água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *