Onça Parda é flagrada pelas armadilhas fotográficas no Recanto Ecológico Rio da Prata

A armadilha fotográfica instalada no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) flagrou uma onça-parda macho (Puma concolor) na trilha do passeio a cavalo que, durante um instante, parou para se coçar!

A espécie é solitária e apresenta hábito de vida noturno. Porém, embora mais raramente, durante o dia também costuma caçar.

Grupo Rio da Prata recebe Prêmio ABETA Brasil Natural

A cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, sediou em agosto deste ano o Abeta Summit 2019 – Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

O evento reuniu mais de 400 profissionais de diversas partes do país para discutirem os rumos para o futuro do setor e trocar experiências. Estiveram presentes o secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos; o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz; Pedro de Castro da Cunha e Menezes, do Ministério das Relações Exteriores, além do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Cadu Yang e Flávio Ferrari, Head do CIFS BR – Copenhagen Institute for Future Studies; entre outras autoridades do segmento.

Além da ampla programação de palestras, oficinas e atividades, os organizadores do evento realizaram também a entrega do “Prêmio ABETA Brasil Natural” a quatro empresas associadas. O vencedor na categoria “Visão” foi o Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte a Estância Mimosa Ecoturismo, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, localizados respectivamente nas cidades de Bonito e Jardim, no Mato Grosso do Sul.

Na foto: Luiz Del Vigna, Simone Spengler Coelho, Eduardo Folley e Teriana Selbach, da Abeta.

Simone Spengler Coelho, sócia-proprietária dos atrativos, revelou que receber o prêmio foi uma grande surpresa. “Queremos agradecer de coração à ABETA. Ficamos emocionados, felizes e honrados com esse reconhecimento. Fazemos questão de compartilhar essa conquista com a nossa equipe e os parceiros que estão conosco nessa caminhada. Sermos selecionados por pessoas que conhecem de perto o trabalho das empresas do segmento do ecoturismo e do turismo de aventura de todo o Brasil, nos traz uma imensa responsabilidade, muito orgulho e a certeza de que estamos no rumo certo”, disse.

Simone acrescenta ainda que “fazer parte da ABETA é para nós muito mais do que simplesmente trocar experiências, ter acesso a novos conhecimentos, ajudar a fortalecer o nosso segmento… Cada vez mais nos sentimos privilegiados em fazer parte desse grupo diferenciado, que inspira e motiva através do trabalho de excelência que vem transformando o Brasil em referência mundial no turismo de natureza”.

Além do Grupo Rio da Prata, foram premiadas também as empresas: Ativa Aventuras, em Taboquinhas (BA), na categoria “Sustentabilidade”; Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos, localizado na região de Bueno Brandão (MG) e Socorro (SP) na categoria “Segurança” e o Karawa Tã, parque de turismo de aventura e ecoturismo em Gravatá (PE), na categoria “Cardume”.

Celebrando 15 anos de atividades da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o tema do Abeta Summit deste ano foi “15 anos de Vida Natural”.

“Nestes 15 anos de existência da ABETA, evoluímos muito. O Brasil se tornou uma referência mundial em segurança para o turismo de natureza. As normas que desenvolvemos aqui foram incorporadas pela ISO e adotadas globalmente. O governo brasileiro passou a reconhecer a atividade como fomentadora do desenvolvimento sustentável da economia e importante agente de preservação do meio ambiente. E a sociedade vem descobrindo, através do ecoturismo, um Brasil acolhedor, educativo e encantador”, avalia o diretor executivo da entidade, Luiz Del Vigna.

O Congresso é realizado anualmente desde 2003 e atrai público interessado nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, à sustentabilidade e à natureza de maneira geral.

Jornalista Eduardo Vessoni visita atrativos do Grupo Rio da Prata

No início de setembro, os atrativos do Grupo Rio da Prata – Estância Mimosa Ecoturismo, Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata, receberam a visita do jornalista Eduardo Vessoni.

Matérias sobre o destino de ecoturismo serão veiculadas posteriormente em diversos canais, entre eles no Portal UOL Viagem.

Na Estância Mimosa, em Bonito, Eduardo visitou algumas cachoeiras acompanhado pelo gerente do atrativo, Thyago Sabino, e conversou também com Fernanda Reverdito, guia de turismo, proprietária da Casa da Memória Raída, grande conhecedora da história da região.

Já no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa esteve acompanhado pelo instrutor de mergulho João Gomes.

Sobre a experiência no mergulho na Lagoa Misteriosa, Eduardo Vessoni compartilhou uma imagem em suas redes sociais com a legenda: “Eu só queria deixar público que acabo de ter uma das experiências mais impactantes desses 11 anos dedicados ao jornalismo de turismo! Durante 3 anos sonhei em mergulhar com cilindro na Lagoa Misteriosa e hoje foi o dia de realizar esse sonho!!! Ficou tudo pra trás (inclusive as arvorezinhas lá no alto da foto!!!)”.

“Excelente atendimento e estrutura em todo o complexo. Obrigado pelo convite e pela oportunidade de registrar tudo isso”.

Instituições de Bonito realizam plantio de sementes no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu na última quinta-feira (5) a visita de colaboradores do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e da Fundação Neotrópica do Brasil.

O objetivo foi realizar o plantio de sementes, ação integrante da Operação “Semeando o Cerrado”. As mudas produzidas no viveiro do atrativo são utilizadas em plantios de reflorestamento da própria RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, além de doadas para os projetos ambientais de instituições parceiras.

O IASB realizou a semeadura de 96 sementes de Jatobá-do-cerrado; 324 de Jenipapo; 540 de Ximbúva; 1.080 de Pororoca; 432 de Jacarandá-branco; 540 de Chico-magro; 378 de Capitão; 54 de Pindaíva e 378 de Amendoim-do-campo e também o processamento de retirada de sementes da espécie Chico-magro, selecionando algumas para fazer a quebra de dormência, estimulando assim a germinação.

A quebra de dormência é um recurso utilizado pelas plantas, para que as sementes germinem nas condições mais propícias para o seu desenvolvimento, e assim garantido uma melhor viabilidade dos indivíduos e a perpetuação da espécie. Dessa forma, teremos mudas disponíveis para plantio mais rapidamente e no mesmo estágio de desenvolvimento”, revela Nádia Pisetta, bióloga do atrativo.

Já a equipe da Neotrópica fez a semeadura de 216 sementes de Amendoin-do-campo; 378 de Carne-de-vaca; 852 de Caroba; 108 de Pororoca e 444 de Ximbúva e o processamento de sementes nas espécies Carne-de-vaca, Ximbúva e Amendoim-do-campo.

Ao todo foram semeados 5.820 tubetes no viveiro de mudas do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Veja as fotos:

Coleta de sementes no Recanto Ecológico Rio da Prata – Guatambú

Uma das atividades realizadas no Recanto Ecológico Rio da Prata é a coleta de sementes destinadas ao abastecimento de mudas no viveiro localizado no atrativo!

Nesta semana, o monitor e técnico em Guia de Turismo, Carlos Meaurio coletou sementes de Guatambú, árvore encontrada em diversas regiões do país. As mudas são capazes de se desenvolver em áreas degradadas, um importante passo para o manejo da atividade de recuperação ambiental! Confira!

Equipe da Fish TV visita atrativos do Grupo Rio da Prata

Os atrativos do Grupo Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo, Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata, em Bonito e Jardim (MS), receberam em agosto a visita da equipe de televisão Fish TV – Programa “Mergulhando”.

A série de 13 episódios de 25 minutos tem como objetivo mostrar o interessante mundo submarino, sua flora e fauna, projetos ambientais, o ecoturismo no país e as pessoas envolvidas.

Na Estância Mimosa realizaram o passeio de trilha e cachoeiras e conversaram também com Liliane Lacerda, do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e Márcio Lima, da empresa Lobo Guará.

Já na Lagoa Misteriosa e Recanto Ecológico Rio da Prata foram feitas imagens subaquáticas e externas dos passeios de flutuação e mergulho com cilindro.

Veja as fotos:

Alunos do Curso Técnico em Hospedagem realizam visita técnica em atrativos do Grupo Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) receberam no dia 31 de agosto a visita dos alunos do Curso Técnico em Hospedagem, realizado na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito.

A proposta da visita atende a disciplina de Gestão Ambiental, com o intuito de conhecer atrativos com boas práticas ambientais.

Em ambos passeios realizaram o passeio de flutuação, acompanhados pelos guias de turismo voluntários Martins, Hellys e o monitor Carlos Meaurio.
Conheceram também os projetos ambientais desenvolvidos no local.

“Agradecemos imensamente aos atrativos e funcionários pela recepção e atenção, e aos guias voluntários que prontamente nos atenderam”, revelou a professora Marilizi Duarte.

Veja as fotos:

Confira o depoimento:

Cris Dias e Caio Paduan falam sobre experiência no mergulho realizado no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Grupo Rio da Prata, em parceria com o VisitBonito – ferramenta oficial de marketing e promoção de Bonito (MS), recebeu na última semana a visita da apresentadora Cris Dias e do ator Caio Paduan. Confira o depoimento que compartilharam sobre o mergulho com cilindro no Recanto Ecológico Rio da Prata:

Cris Dias e Caio Paduan visitam atrativos do Grupo Rio da Prata

O Grupo Rio da Prata, em parceria com o VisitBonito – ferramenta oficial de marketing e promoção de Bonito (MS), recebeu na última semana a visita da apresentadora Cris Dias e do ator Caio Paduan.

O objetivo foi realizar filmagens para o canal do Youtube – Dia de Cris, no qual a jornalista fala sobre esporte, viagem e outros assuntos.

Na Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito-MS) realizaram o passeio de trilha e cachoeiras acompanhados pelo gerente do atrativo, Thyago Sabino.

“Estamos em Bonito, vem pro Sol, vem pra cachoeira, vem pra Estância Mimosa“, compartilhou Caio em vídeo nas redes sociais.

Já no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa (Jardim-MS) a dupla realizou flutuação e mergulho com cilindro.

Sobre a experiência na Lagoa Misteriosa, disseram: “Setembro não poderia ter começado melhor,a Lagoa Misteriosa é incrível, deu vontade de ir mais para baixo porque a gente sabe que ela não tem fundo, mas não temos curso”.

O projeto Dias de Cris, que teve seu lançamento no último dia 22 que é dirigida pelo ator Caio Paduan. Em breve os episódios de Bonito e Jardim poderão ser vistos no canal: https://www.youtube.com/channel/UC0_o5kUEjcuHq_QZW56suLQ