Pesquisadores realizam expedição no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) recebeu no mês de abril a visita do Prof. Dr. José Sabino acompanhado pelos pesquisadores Drº Pablo Arroyo, Engenheiro Florestal – Agência Espacial Canadense; Toshimasa Kawai – Aquarium Aquatotto, no Japão e Drª Margaret Kalacska, Bióloga McGill University (Montreal Canadá).

O grupo realizou uma expedição no atrativo entre os dias 15 a 22 de abril com o intuito de interpretar ambientes naturais que são únicos e que combinam formação cárstica com alta biodiversidade.

A região é extremamente importante, sensível às alterações ao uso do solo e isso tem gerado impactos em alguns rios. Essa é uma das partes que estamos mais preocupados nesse momento e concentrando nossas pesquisas com foco em análise da paisagem para tentar conservar esse tipo de ambiente e principalmente esse tipo de experiência que ele oferece para as pessoas, de mergulhar em um rio de águas cristalinas, combinada com uma riquíssima biodiversidade e que é capaz de transformar a mente das pessoas”, revela Sabino.

Já Margaret Kalacska, professora na Universidade McGill e co-fundadora do Projeto Peixes e Floresta , revela que “esta é uma oportunidade de colaborar com colegas brasileiros para entender os impactos da mudança na cobertura e uso do solo nos ecossistemas de água doce em áreas com grande biodiversidade, mas que lidam com aumento da pressão por uso da terra ao redor. É uma oportunidade incrível para entender a ligação entre a ciência e ecoturismo e a importância que os dois tem na paisagem”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *