Colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata participam de capacitação sobre apicultura

Os colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) Luciemir Maidana e Anderson Paes participaram nos dias 12 a 14 de março do curso “Produção de Rainha”.

A capacitação, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) em parceria com o Sindicato Rural de Jardim, foi ministrada pelo instrutor Gustavo Bijus.

O objetivo do evento foi compartilhar informações sobre manejo, seleção de colmeias de cria e recria; preparação de colmeias e transferência das larvas, entre outros assuntos.

“Além da técnica de criação de rainha o instrutor deu dicas de divisão de enxame e de manutenção das colmeia. Informações importantes para aplicarmos no apiário do atrativo”, disse o colaborador Maidana.

As atividades de apicultura iniciaram em 2012 no Recanto Ecológico Rio da Prata devido a necessidade de realocar enxames de abelhas, que eventualmente eram encontrados nas trilhas.

Com o tempo percebeu-se que a criação de abelhas em caixas para a produção de mel, considerada uma atividade sustentável, era viável. Atualmente existem 9 melgueiras (caixas moradia das abelhas). Em 2019 a produção foi de 180kg e a meta para 2020 é produzir 300kg de mel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *