Atrativos do Grupo Rio da Prata inauguram sistema de energia solar fotovoltaico

O Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo localizado em Jardim (MS), e a Estância Mimosa Ecoturismo, situada em Bonito (MS) inauguraram recentemente seu sistema de energia solar fotovoltaico.

A inovação é uma alternativa auto sustentável que possibilita aos atrativos a geração de sua própria energia elétrica. Entre seus benefícios estão a redução de custo com a conta, contribuição ao meio ambiente e redução da emissão de poluentes, baixa manutenção e vida útil, retorno financeiro garantido e conexão à rede da concessionária de energia sem armazenamento de bateria.

“Instalar o sistema de energia solar fotovoltaico nos atrativos era um sonho antigo que agora se realizou. É mais um passo do Grupo Rio da Prata (formado pelo Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo e Lagoa Misteriosa) em busca da sustentabilidade. Outro sonho, que esperamos realizá-lo logo, é transformar os veículos que conduzem os visitantes às atividades em elétricos. Instalar placas solares para serem carregados quando estiverem estacionados”, diz Eduardo Coelho, proprietário do Grupo Rio da Prata.

No Recanto Ecológico Rio da Prata são 4 estruturas com 72 placas, somando 288 módulos com produção mensal de 12.060,00 kWh em uma área de 576 m², equivalente a 35 residências populares. Anualmente, o atrativo deixará de emitir 3.560,11 kg de dióxido de carbono (CO2), preservando 26 árvores.

Já na Estância Mimosa são 2 estruturas, cada uma com 30 placas, totalizando 60 módulos com produção mensal de 3.000,00 kWh em 120 m², equivalente a 9 casas populares. Em um ano, o empreendimento deixará de emitir 885,60 Kg de dióxido de carbono (CO2), com preservação de 7 árvores no processo.

A empresa responsável pela instalação dos sistemas é a MS Energy Engenharia, companhia sul-mato-grossense com mais de 10 anos de existência e que desde de 2014 passou a atuar exclusivamente no segmento de energia solar. 

Sobre a energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a eletricidade gerada diretamente por placas solares que captam a luz do sol durante o dia e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Sua produção é feita em grandes usinas solares ou em micros e mini projetos instalados pelos próprios consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *