Deck Submerso no Recanto Ecológico Rio da Prata – 22 de Janeiro de 2021

Que incrível! Olha só como está o deque do Vulcão no Recanto Ecológico Rio da Prata nesta sexta-feira, 22 de janeiro. A cheia no rio Olho D’Água nos presentou novamente com belas imagens na qual mostra o deck submerso pelas águas cristalinas do atrativo!

Esse cenário é reflexo da sua mata ciliar conservada e por estar dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, um tipo de Unidade de Conservação.⠀

Quando chove muito, o rio da Prata enche, ocasionando o represamento e aumentando assim o nível de água do rio Olho D’Água. É um episódio raro,!!

Mas por que as águas continuam tão cristalinas?

O rio Olho D’Água, onde acontece o passeio de trilha e flutuação, só se mantém cristalino devido à preservação das suas matas ciliares mostrando o quão importante é a implantação das Unidades de Conservação como a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, no qual o atrativo está inserido.

Quando estas matas são mantidas, há menos erosão nas margens e consequentemente menor carreamento e deposição de sedimentos nas águas. Por isso, mesmo diante de enchentes e chuvas fortes, a água do rio Olho D’água permaneceu tão transparente.

Vídeo: Colaborador Fernando Maidana

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked