O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) celebra a adição de mais uma espécie à sua Bird List: o Príncipe-negro (Aratinga nenday), também conhecido como periquito-de-cabeça-preta. O registro foi feito pelo fotógrafo Lucas, durante um passeio a cavalo na fazenda, reforçando a riqueza da avifauna presente na região.

O Príncipe-negro é uma ave de médio porte, facilmente reconhecida pela coloração verde vibrante do corpo contrastando com a cabeça preta, característica que lhe dá o nome popular. É uma espécie bastante sociável, geralmente observada em bandos, com vocalização marcante e comportamento ativo. Sua distribuição ocorre principalmente no Centro-Oeste do Brasil, sendo comumente avistada no Pantanal, além de áreas de Cerrado e regiões de transição entre biomas.
A presença do Príncipe-negro no atrativo é mais um indicativo da qualidade ambiental da fazenda e do compromisso permanente com a conservação da natureza. Ambientes preservados, com diversidade de habitats e recursos naturais, são fundamentais para garantir abrigo, alimento e segurança para espécies da fauna silvestre.
Observação de aves no Rio da Prata
A observação de aves é uma das experiências que tornam a visita ao Recanto Ecológico Rio da Prata ainda mais especial. Localizada em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado, a fazenda é um local estratégico para a atividade com mais de 240 espécies registradas, como Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-serra, Udu-de-coroa-azul.
A observação de aves aproxima o ser humano da natureza, despertando o espírito aventureiro e, também, exercita a capacidade de concentração e paciência.
Cada novo registro amplia a Bird List do atrativo e transforma a experiência dos visitantes em uma verdadeira imersão na biodiversidade local. Além de encantar, a observação de aves contribui para a educação ambiental, a pesquisa e o monitoramento da fauna, fortalecendo ações de conservação.