Círculo de Bananeiras no Recanto Ecológico Rio da Prata

Na última quinta-feira (26/05) um novo círculo de bananeira foi feito no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), para atender as águas cinzas do restaurante.

O círculo de bananeiras no atrativo é uma tecnologia apropriada para destinação das águas cinzas provenientes da cozinha e do tanque, um sistema ideal para o reuso das águas servidas no local da geração deste esgoto, além de beneficiar a produção de bananas e outras frutas plantadas no local.

Foi feito um buraco de 2 metros de diâmetro por 2 metros de profundidade, preenchido com troncos, por cima serão colocados galhos mais finos e acima deste será colocado capim. Este último faz com que o cheiro não saia para a área externa.

Ao redor do buraco, será plantado bananeiras, taioba e mamão. Então é ideia é que a água, que não é contaminada, seja filtrada pelos troncos e galhos e seja absorvida pelas bananeiras.

É um sistema de baixo custo, principalmente pela facilidade de implantação e simplicidade de operação e manutenção do sistema.

Início

O primeiro círculo de bananeiras no Recanto Ecológico Rio da Prata foi construído em abril de 2020, após a participação do curso de Agrofloresta, realizado em novembro de 2019 no local, ministrado por João Gilberto e Antônio Gomides da MAIS Agrofloresta.

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked