Renovação da Certificação de Segurança do Grupo Rio da Prata

Os atrativos do Grupo Rio da Prata (Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa) tiveram seus Sistemas de Gestão da Segurança (SGS) renovados após auditoria realizada por Paulo Sérgio Coelho de Andrade, especialista certificado pela ABNT.

O SGS não apenas assegura a segurança dos visitantes, mas também promove a sustentabilidade ambiental, o cumprimento das legislações e a melhoria contínua dos processos. A renovação reafirma o compromisso do Grupo com experiências seguras, inesquecíveis e em harmonia com a natureza.

Auditoria na Estância Mimosa

A auditoria na Estância Mimosa (Bonito/MS) aconteceu nos dias 10 a 13 de Outubro de 2024. O procedimento, que faz parte da programação anual do SGS, tem o objetivo de receber o auditor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para verificação dos procedimentos operacionais de acordo com a norma ABNT NBR ISO 21101, que trata dos requisitos para implementação do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.

Nos primeiros dois dias da auditoria, foi avaliada toda a documentação, tanto física quanto digital. Já nos dois últimos dias, realizamos os três passeios oferecidos pelo atrativo: observação de aves, passeio a cavalo e a Trilha e Cachoeira. Durante esse período, o auditor Paulo Sérgio avaliou o receptivo, foram feitas entrevistas individuais com alguns dos nossos colaboradores e uma análise detalhada dos setores. Além de atender todos os requisitos exigidos, tivemos a oportunidade de mostrar as melhorias que implementamos em cada ponto. Graças a esse trabalho, renovamos nossa certificação com sucesso e seguimos comprometidos em oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos visitantes“, revelou Guilherme, Gerente da Estância Mimosa.


A Estância Mimosa se tornou o primeiro atrativo do Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e banho de cachoeiras. E, atualmente, todas as atividades realizadas no atrativo são certificadas.

Auditoria no Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa

A auditoria aconteceu nos dias 15 a 19 de Outubro no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa (Jardim/MS).

O auditor Paulo Sérgio Coelho de Andrade acompanhou todas as atividades do Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, com o objetivo verificar a conformidade do sistema na norma ISO 21101, contribuindo para melhoria contínua no Sistema de Gestão da Segurança (SGS).

“Ele ficou encantado com a operação e, para nós, é muito valioso receber suas sugestões, já que ele tem um vasto conhecimento na área. Sempre buscamos melhorar, e as dicas dele são bem-vindas para continuar oferecendo uma experiência ainda mais incrível aos nossos visitantes”, ressaltou Bruna Mello, colaboradora do Grupo Rio da Prata.

O Recanto Ecológico Rio da Prata foi o primeiro no Brasil a receber a certificação Certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling).

A auditoria contou com a colaboração dos colaboradores Bruna Mello, Manoel Cruz e Guilherme.

Passeio seguro

A busca pela certificação da ABNT é voluntária, mas o cumprimento da referida norma é obrigatório aos atrativos turísticos brasileiros que oferecem atividades inseridas no segmento de turismo de aventura. É um instrumento que garante o oferecimento de atividades realmente seguras aos visitantes, creditado por uma instituição séria, que é a ABNT. Os atrativos do Grupo Rio da Prata conquistaram um feito exemplar chegando a 14 anos de certificação em SGS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *