No último fim de semana, um fenômeno raro voltou a acontecer no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS): a trilha submersa pelas águas cristalinas do rio Olho D’Água. Após intensas chuvas que começaram na sexta-feira, 18 de abril de 2025, com um acumulado de 220mm em apenas 7 horas, o nível do rio da Prata subiu, provocando o represamento natural das águas e a elevação do rio Olho D’Água.
O resultado foi um cenário espetacular: a trilha que margeia o rio ficou completamente coberta pela água transparente, criando uma paisagem única e encantadora. Esse fenômeno é possível graças à conservação da mata ciliar e ao fato de o atrativo estar inserido dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), uma Unidade de Conservação que protege os ecossistemas locais.
Esse evento natural já havia sido registrado anteriormente em 2018 — quando um vídeo viralizou nas redes sociais — e se repetiu nos anos de 2019, 2021, 2023 e agora, abril de 2025. A trilha ficou submersa no sábado e domingo (19 e 20 de abril) e retornou ao nível normal na segunda-feira, dia 21.
Veja aaqui – Trilha Submersa 2023!
A trilha submersa no Recanto Ecológico Rio da Prata é considerada um espetáculo raro, testemunhado apenas por alguns sortudos que visitam o local nos dias seguintes a chuvas intensas. Uma experiência inesquecível em meio à natureza preservada de Bonito e região!
Mas por que as águas continuam tão cristalinas?
O rio Olho D’Água, onde acontece o passeio de trilha e flutuação, só se mantém cristalino devido à preservação das suas matas ciliares mostrando o quão importante é a implantação das Unidades de Conservação como a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, no qual o atrativo está inserido.
Quando estas matas são mantidas, há menos erosão nas margens e consequentemente menor carregamento e deposição de sedimentos nas águas. Por isso, mesmo diante de enchentes e chuvas fortes, a água do rio Olho D’água permaneceu tão transparente.