No dia 15 de outubro, o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS) recebeu a visita da equipe do Instituto Arara Azul para mais uma etapa do monitoramento dos ninhos artificiais instalados no atrativo.
Durante a vistoria, uma descoberta especial: a presença de filhotes de coruja-suindara (Tyto furcata) em um dos ninhos. A espécie, conhecida por seu papel essencial no controle de populações de pequenos roedores, é um importante indicador de equilíbrio ambiental.
O registro reforça a relevância dos ninhos artificiais como abrigo e local de reprodução para diferentes espécies de aves que habitam a região.

Além da presença das corujas, também foram observados ovos de pássaro-preto em outro ninho. Em um dos ninhos já monitorados anteriormente, onde haviam sido identificados dois ovos de arara-vermelha, os colaboradores do Instituto Arara Azul constataram que eles foram predados, provavelmente por gralhas — um processo natural que faz parte da dinâmica ecológica.


O monitoramento contínuo e as ações de conservação realizadas em parceria com o Instituto Arara Azul reforçam o compromisso do Recanto Ecológico Rio da Prata com a preservação da biodiversidade e a promoção de um ambiente saudável para a fauna local.