Grupo Rio da Prata promove curso sobre segurança para colaboradores e guias de turismo de Bonito e região

O Grupo Rio da Prata, que engloba o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa, atrativos de ecoturismo em Jardim e Bonito (MS), promoveu o Curso de Primeiros Socorros, Salvamento Aquático, Combate a Incêndios e NR-35 (Trabalho em Altura) entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março.

Essa capacitação, realizada anualmente, é uma exigência dos Sistemas de Gestão de Segurança (SGS) e foi conduzida por Ênio Conturbia, Bombeiro Militar de MS e enfermeiro. O curso contou com a participação de colaboradores dos atrativos e guias de turismo da região.

Durante o treinamento, foram oferecidas aulas teóricas e práticas, incluindo provas de salvamento aquático e simulações de acidentes em terra e na água.

Curso de Primeiros Socorros Rio da Prata

Felipe Tiago Mallmann, instrutor de mergulho no Grupo Rio da Prata desde 2008, destacou a importância desses cursos de reciclagem, mesmo para profissionais experientes, pois novas técnicas e equipamentos sempre surgem, enriquecendo suas habilidades e preparando-os para situações de emergência, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Ênio Conturbia ressaltou que a finalidade desses cursos é capacitar colaboradores e guias de turismo para agir eficazmente em situações de emergência, como afogamentos, incêndios, paradas cardiorrespiratórias e ferimentos. Ele enfatizou que, em áreas remotas, a chegada do socorro pode ser demorada e que a equipe bem treinada pode fornecer atendimento inicial vital, potencialmente salvando vidas e minimizando danos.

A preocupação do Grupo Rio da Prata com a segurança dos turistas é evidente, fornecendo equipamentos de última geração, como a Maca Sked para Resgate, e focando na prevenção. Através desses treinamentos anuais, eles visam não apenas prevenir acidentes, mas também reduzir riscos e danos caso ocorram, garantindo uma experiência segura e tranquila para todos os visitantes dos atrativos naturais oferecidos pela empresa”, revela Ênio.

Segurança Certificada

Em setembro de 2023, os atrativos do Grupo Rio da Prata passaram pela auditoria para a renovação de seus Sistemas de Gestão da Segurança (SGS), realizada anualmente, com a participação de Paulo Sérgio Coelho de Andrade, auditor da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

A auditoria verifica se o Sistema de Gestão de Segurança Implantado obedece a Norma NBR ISO 21101 – Sistema de Gestão da Segurança, que estabelece os requisitos mínimos para um sistema de gestão da segurança (SGS) para prestadores de serviços das atividades de turismo de aventura.

Os atrativos continuam certificados, sendo parte de um grupo seletos de empresas no Brasil que tem a certificação desde 2010 ininterruptamente.

A avaliação reafirma o compromisso contínuo do Grupo Rio da Prata com a excelência em segurança, garantindo que os visitantes desfrutem de experiências memoráveis, seguras e que preservam o ambiente natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *