Recanto Ecológico Rio da Prata doa 688 mudas de árvores frutíferas para reflorestamento na Serra do Amolar

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS) realizou no dia 06 de fevereiro a doação de 688 mudas de árvores frutíferas para o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), para contribuir com a recuperação de áreas degradadas pela devastação dos incêndios na Serra do Amolar.

O transporte das mudas foi uma jornada de compromisso ambiental. Partindo do Recanto Ecológico Rio da Prata, as mudas foram conduzidas por terra até Corumbá e, posteriormente, embarcaram em uma viagem de 36 horas pelo rio Paraguai, em um barco fretado especialmente para essa missão.

Foto: Divulgação/IHP

O plantio será uma colaboração entre a equipe do Instituto Homem Pantaneiro e os ribeirinhos das comunidades da Barra do São Lourenço, Aterro do Binega e Porto Molar, para garantir que as mudas sobrevivam, floresçam e prosperem, reintegrando-se harmoniosamente ao seu ambiente natural.

Willian Felipe Trabassi, colaborador do Recanto Ecológico Rio da Prata, destaca a importância do planejamento prévio para o sucesso dessa empreitada. “Realizamos esse trabalho com um planejamento antes, com o objetivo de reestabelecer áreas degradadas. Então fizemos o transporte das mudas e entregamos para a equipe do IHP, que vão fazer o plantio, a orientação e a manutenção das mesmas na Serra do Amolar“.

A doação das mudas inclui uma diversidade de espécies: amoras, mamão, pinha, laranja caipira, araça e tamarindo, proporcionando não apenas alimento para a fauna local, mas também oportunidades para a regeneração do ecossistema como um todo.

As mudas chegaram na Serra do Amolar no dia 08 de fevereiro. Foto: Divulgação/IHP.

Cada muda é um símbolo de esperança e um passo concreto em direção à restauração ecológica, mostrando que, quando unimos nossos esforços em prol da natureza, podemos fazer a diferença.

Que esta iniciativa inspire outras ações semelhantes e que o legado deixado pelas mudas plantadas hoje perdure por gerações, lembrando-nos sempre da importância de preservar e proteger o meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *