Chefs Paulo Machado e Lucas Caslu ministram treinamento gastronômico nos atrativos do Grupo Rio da Prata

Os atrativos do Grupo Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito) e o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim), receberam na última semana a visita do Chef Paulo Machado e Lucas Caslu para a realização da edição 2021 do treinamento gastronômico nos passeios.

Chef Paulo Machado e Lucas Caslu com a equipe do Recanto Ecológico Rio da Prata.

O treinamento, realizado desde 2013 nos atrativos, visa a qualificação da equipe de cozinha, realiza um trabalho de valorização da gastronomia local com a utilização dos produtos cultivados nas fazendas, de modo a ter 100% de aproveitamento, além de compartilhar novas técnicas e receitas.

Chef Paulo Machado e Lucas Caslu com a equipe da Estância Mimosa.

Porém, na edição deste ano o tema biossegurança foi inserido na capacitação. “Fizemos um treinamento frisando principalmente a questão da biossegurança. Ressaltamos para todos os colaboradores a importância de manter as normas ligadas à proteção não só dos funcionários, mas também dos visitantes que os atrativos recebem diariamente”, revela o chef Paulo Machado.

“Fizemos também revisão técnicas de molhos, cortes e também algumas receitas. Por exemplo, no Recanto Ecológico Rio da Prata introduzimos no cardápio o molho pesto, muito gostoso e de base italiana feito com ervas orgânicas colhidas na horta da própria fazenda. Esse mesmo molho foi ensinado e replicado na Estância Mimosa”, disse Paulo.

A caponata, receita de origem italiana, também foi apresentado durante o treinamento, assim como o macarrão de comitiva, prato elaborado com a produção própria de carne de sol e linguiça da fazenda.

À convite do Chef Paulo Machado, Lucas Caslu, Chef e Professor na empresa CEPEF – Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, participou do treinamento nos atrativos revisando as técnicas de preparo de pratos, manipulação e higiene, além de técnicas de afiação de facas e cortes.

Lucas visitou o Recanto Ecológico Rio da Prata pela primeira vez em 2013. “Saí de lá encantado. Com tudo, desde o incrível passeio, e claro que com a comida também. Como pescador, a flutuação mudou tudo que eu imaginava que acontecia embaixo da água. Como sul-mato-grossense, saí de lá muito orgulhoso e achando que aquilo deveria ser quase que obrigatório antes de viajar a passeio para fora do estado. E como cozinheiro, saí muito satisfeito com a incrível refeição que comi. Estava levando um amigo espanhol para conhecer a nossa região, e consegui traduzir ali naquele buffet o que era a nossa gastronomia. Ele ficou encantado, e eu também”, disse.

Após 8 anos, recebeu o convite do Chef Paulo Machado para participar do treinamento da equipe do Grupo Rio da Prata.

“Aceitei o convite com muita alegria. Como o trabalho do Paulo já vem sendo aplicado no grupo a muito tempo, o nosso trabalho era mais de atualização de cardápio e em alguns pontos técnicos mais específicos. A comida continua incrível, o que facilitou bastante o nosso trabalho. Encontramos equipes de cozinha com pessoas experientes e que amam estar ali. O clima entre eles é muito saudável. Fomos muito bem recebidos pelos proprietários Eduardo e Simone, e também pelos gerentes Mano e Val, que nos apresentaram todo o trabalho extra cozinha, e que dá uma característica especial para a empresa. A horta de orgânicos e de agrofloresta, o tratamento de resíduos, a produção de fertilizantes naturais, o manejo dos animais, etc. O trabalho socioambiental ali é muito forte, e é claramente visível que não é uma ação de marketing; é um valor verdadeiro dos proprietários. Saio de lá muito mais feliz, carregando conhecimentos e experiências que me servirão de bons exemplos a serem seguidos”, revela o chef.

Palestra

Durante o treinamento a equipe dos atrativos participaram de uma palestra especial com o chef paraibano João Barreto, da Casa de Cumpade, restaurante localizado em Campina Grande (PB), conhecido também como Cumpade João, vencedor do Prêmio Nacional Dólmã – premiação máxima da gastronomia brasileira. O tema abordado foi a valorização da cozinha regional.

Veja abaixo alguns pratos elaborados durante a capacitação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *