Registros fotográficos revelam a diversidade da vida selvagem no Recanto Ecológico Rio da Prata

Se percorrer a exuberante natureza do Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio de flutuação em águas cristalinas em Jardim/MS, já é uma experiência única, imagina descobrir que, por meio de armadilhas fotográficas, foram registradas 53 espécies de animais silvestres em 2023.

Desde mamíferos majestosos a aves coloridas e répteis intrigantes, este santuário ecológico não deixa de surpreender.

As armadilhas fotográficas, instaladas desde 2011, têm capturado a vida selvagem em sua forma mais autêntica. Atualmente 8 equipamentos estão instalados em diferentes pontos da fazenda.

Locais de instalação das armadilhas fotográficas no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Mamíferos como antas, jaguatiricas e lobos-guarás são apenas alguns dos 24 representantes desse grupo diversificado que encontraram as lentes curiosas das armadilhas.

As aves, por sua vez, proporcionam um espetáculo à parte. Desde o encantador canto do bem-te-vi até a majestosa presença do gavião carrapateiro, as armadilhas registraram 25 espécies, tornando cada passo na trilha uma oportunidade única de avistar essas maravilhas.

Répteis como o calango-verde, jacaré-coroa e Teiú também foram flagrados pelos equipamentos.

Veja os flagrantes feitos pelas armadilhas fotográficas em 2023:

Bruna Mello, colaboradora do Recanto Ecológico Rio da Prata, fala sobre a importância do monitoramento. “O uso de armadilhas fotográficas possui um papel importante para o monitoramento da biodiversidade dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), através dos registros podemos observar as espécies que habitam a região, permitindo gerar uma base de informações importantes sobre a biodiversidade local”.

É importante ressaltar que algumas das espécies registradas encontram-se classificadas como vulneráveis, segundo a IUCN (União internacional para conservação da natureza), como a anta, a queixada, o tamanduá-bandeira e o mutum de penacho. Esses registros enfatizam a necessidade contínua de conservação e proteção desse santuário, contribuindo para garantir que as futuras gerações também possam testemunhar a beleza da vida selvagem aqui presente.

Além dos registros das armadilhas fotográficas, os visitantes têm a chance de vivenciar pessoalmente a diversidade da fauna durante a trilha e em outros pontos estratégicos da fazenda. Imagine se deparar com um tamanduá durante a caminhada ou avistar o voo de um tucano-toco enquanto desfruta da beleza natural ao redor.

No Recanto Ecológico Rio da Prata, a natureza se revela em sua forma mais autêntica, e cada visita é uma jornada única para explorar e preservar a riqueza natural que habita esse tesouro ecológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *