Instituto Arara Azul realiza monitoramento e reinstalação de ninhos artificiais no Recanto Ecológico Rio da Prata

No dia 29 de agosto, o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS) recebeu a equipe do Instituto Arara Azul para mais uma importante ação de conservação: o monitoramento dos ninhos artificiais instalados na fazenda e a reinstalação de novos ninhos.

Visita Instituto Arara Azul_Rio da Prata

A visita contou com a presença de David, Cézar e Willian, do Instituto Arara Azul, acompanhados por Luiza Bressan, colaboradora do atrativo. Durante o trabalho, foram reinstalados três ninhos artificiais – um no manduvi localizado próximo à recepção e outros dois em novas árvores.

Reinstalação de ninhos artificiais_Rio da Prata

Essas estruturas são fundamentais para o aumento populacional da arara-azul na natureza, mas não beneficiam apenas a espécie. Mais de 40 outras aves também utilizam os ninhos como abrigo e local de reprodução. Um exemplo disso pôde ser observado no monitoramento: um dos ninhos estava ocupado por uma coruja-suindara, com três ovos.

Além disso, foi registrada a presença da arara-vermelha explorando uma das cavidades, ainda sem sinais de uso recente.

O Recanto Ecológico Rio da Prata celebra mais essa parceria com o Instituto Arara Azul, reforçando o compromisso de unir esforços pela conservação da biodiversidade e pela proteção de espécies ameaçadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *