Auditoria Interna: Grupo Rio da Prata avalia seu Sistema de Gestão de Segurança

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS) e a Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito/MS), atrativos que fazem parte do Grupo Rio da Prata, passaram por auditoria interna sobre o Sistema de Gestão de Segurança (SGS) que é aplicado na operação dos passeios oferecidos pelos atrativos.

O procedimento faz parte da programação anual do SGS e tem o objetivo de trazer uma pessoa externa à organização para verificar se os procedimentos operacionais estão sendo realizados de acordo com a norma ABNT NBR ISO 21101, que trata dos requisitos para implementação do sistema de gestão de segurança no turismo de aventura.

A auditoria no Recanto Ecológico Rio da Prata foi realizada nos dias 20 a 22 de junho e na Estância Mimosa aconteceu nos dias 27 a 29 de junho.

Bruna e Dillian durante auditoria no Recanto Ecológico Rio da Prata

O guia de implementação da norma ABNT NBR ISO 21101 dita que uma boa auditoria interna demanda auditores imparciais, mas se não for possível, permite que a empresa procure trocar auditorias com organizações parceiras. Sendo assim, durante os três dias de auditoria, Bruna Mello, que trabalha com o SGS do atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata, esteve presente na Estância Mimosa na função de auditora, para verificação dos documentos e processos internos, onde o colaborador Dilian Bonessoni acompanhou como representante da direção no SGS do atrativo.

É sempre bom saber que as empresas estão comprometidas em seguir as normas e fazer auditorias para garantir que tudo esteja nos conformes. Isso mostra o cuidado e a responsabilidade dos atrativos do Grupo Rio da Prata em oferecer uma experiência incrível e segura para seus visitantes.

“Foram dias de muitos aprendizados, muito grata pela oportunidade de auditar uma organização parceira. A auditoria interna é muito importante para melhoria do Sistema de Gestão de Segurança, no qual verificamos a conformidade de todos os itens do sistema de Gestão da segurança do turismo de aventura em relação ao que é requerido pela ABNT NBR ISO 21101”, disse Bruna Mello.

Bruna e Dillian durante auditoria interna sobre SGS na Estância Mimosa
Auditoria interna realizada na Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito/MS).

O cumprimento da referida norma é obrigatório aos atrativos turísticos brasileiros que oferecem atividades inseridas no segmento de turismo de aventura. Ela garante a realização de atividades realmente seguras para os visitantes. Por isso, os atrativos realizam duas auditorias por ano, sendo uma interna e outra externa.

Na externa, que está prevista para acontecer em setembro de 2023, um auditor da ABNT visita a fazenda para verificar se tudo está sendo feito conforme a norma.

Certificação ISO

O Recanto Ecológico Rio da Prata foi o primeiro no Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling). Já a Estância Mimosa se tornou o primeiro atrativo do Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.

Auditoria externa

Agora, Estância Mimosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata aguardam a auditoria externa e aproveita o tempo para ajustar as observações pontuadas durante a interna. Assim, eles buscam renovar sua certificação e se manterem como referência no mercado, com um diferencial tão importante como a segurança de suas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *