Auditoria da ABNT renova a Certificação de Segurança nos atrativos do Grupo Rio da Prata

Os atrativos do Grupo Rio da Prata (Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa), recentemente passaram por uma auditoria para a renovação de seus Sistemas de Gestão da Segurança (SGS).

A implementação do SGS, além de abranger a questão da segurança, fornece suporte para que os atrativos sigam diretrizes de sustentabilidade ambiental, cumprimento às legislações pertinentes e atuem na melhoria contínua dos processos.

A avaliação, conduzida com expertise por Paulo Sérgio Coelho de Andrade, auditor certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, reafirma o compromisso contínuo do Grupo Rio da Prata com a excelência em segurança, garantindo que os visitantes desfrutem de experiências memoráveis, seguras e que preservam o ambiente natural.

Auditoria SGS no Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa_2023
Na foto (esquerda para direita): Bruna Mello, Manoel Cruz, Luiza Coelho – Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, auditor Paulo Sérgio e Teódison Gonçalves durante auditoria no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Auditoria no Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa

A auditoria de manutenção da certificação aconteceu nos dias 06 a 09 de setembro no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Lagoa Misteriosa (Jardim/MS).

O auditor Paulo Sérgio Coelho de Andrade acompanhou todas as atividades do escopo de certificação Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, com o objetivo verificar a conformidade do sistema na norma ISO 21101, contribuindo para melhoria contínua no Sistema de Gestão da Segurança (SGS).

Auditoria SGS no Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa_2023

O Recanto Ecológico Rio da Prata também foi o primeiro no Brasil a receber a certificação Certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e flutuação (snorkeling).

Auditoria na Estância Mimosa

A auditoria na Estância Mimosa (Bonito/MS) aconteceu nos dias 28 a 31 de agosto de 2023. O procedimento, que faz parte da programação anual do SGS, tem o objetivo de receber o auditor da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para verificação dos procedimentos operacionais de acordo com a norma ABNT NBR ISO 21101, que trata dos requisitos para implementação do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.

A novidade deste ano foi a inclusão das outras duas atividades que a Estância Mimosa oferece no escopo da certificação: Passeio a cavalo (orientado pela norma ABNT NBR 15507, que estabelece os requisitos de segurança para a atividade de turismo equestre) e Observação de aves (orientado pela norma ABNT NBR 15505, sobre os requisitos para atividades de caminhada).

Auditoria SGS na Estância Mimosa 2023
Auditor Paulo com a equipe da Estância Mimosa.

Importante ressaltar que a Estância Mimosa se tornou o primeiro atrativo do Brasil a receber a certificação ISO 21101 na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.

Somos parte de uma pequena seleção de atrativos de ecoturismo do Brasil que possuem o SGS certificado desde a sua implementação. Isso realmente demonstra um compromisso com a melhoria contínua dado que o custo da certificação é relevante”, revela Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.

Ela resssalta também que essas ações são parte do compromisso com a prevenção de acidentes nas atividades de turismo de aventura. “Queremos proporcionar uma experiência de lazer na natureza com segurança e respeito ao meio ambiente“, conclui.

Passeio seguro

A busca pela certificação da ABNT é voluntária, mas o cumprimento da referida norma é obrigatório aos atrativos turísticos brasileiros que oferecem atividades inseridas no segmento de turismo de aventura. É um instrumento que garante o oferecimento de atividades realmente seguras aos visitantes, creditado por uma instituição séria, que é a ABNT.

O auditor representante da ABNT, Paulo Coelho, foi o responsável pela condução das auditorias durante toda a história do atrativo com a certificação, inclusive na que ocorreu agora em 2023.

Os atrativos do Grupo Rio da Prata conquistaram um feito exemplar chegando a 13 anos de certificação em SGS, o que revela pioneirismo na área e o mantém posicionado no mercado com esse importante diferencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *