Fábrica de Chá de Composto é reativada no Recanto Ecológico Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS), reativou no dia 9 de julho de 2026 sua Fábrica de Chá de Composto TMT, um importante projeto voltado à produção de biofertilizante orgânico líquido. A iniciativa reforça o compromisso do atrativo com a sustentabilidade, a conservação ambiental e o manejo responsável dos recursos naturais.

Inaugurada originalmente em agosto de 2020, a fábrica voltou a operar para produzir um composto rico em nutrientes e microrganismos benéficos, utilizado para fortalecer o desenvolvimento das plantas e melhorar a qualidade do solo.

O que é o Chá de Composto?

O Chá de Composto é um biofertilizante orgânico líquido obtido por meio da multiplicação de microrganismos presentes em matérias-primas naturais. Rico em macro e micronutrientes, o composto contribui para a fertilidade do solo, melhora a absorção de nutrientes pelas plantas e estimula o equilíbrio biológico dos ambientes cultivados.

A cada ciclo de produção, a fábrica gera aproximadamente 6 mil litros do biofertilizante.

Inicialmente, o produto será utilizado na irrigação do jardim do Recanto Ecológico Rio da Prata. Posteriormente, sua aplicação será ampliada para o viveiro de mudas nativas e para a horta, fortalecendo ainda mais os projetos ambientais desenvolvidos no atrativo.

Benefícios para as plantas

Segundo a bióloga Luiza Bressan, responsável pelo acompanhamento do projeto, o composto possui papel importante principalmente durante a estação seca.

“O principal benefício é a obtenção de um composto rico em micro e macronutrientes, principalmente nitrogênio, fósforo e potássio para a irrigação das plantas, especialmente no período de estiagem que está iniciando agora, durante o qual sabemos que a irrigação é uma dificuldade. Além disso, são ingredientes de fácil obtenção que utilizamos no preparo, não sendo utilizado nada químico.”

Por utilizar apenas ingredientes naturais, o biofertilizante representa uma alternativa sustentável aos fertilizantes convencionais, promovendo o desenvolvimento saudável da vegetação sem o uso de produtos químicos.

Ingredientes utilizados na produção

A receita do Chá de Composto TMT utiliza ingredientes naturais facilmente encontrados:

5 kg de terra de bambu;
5 kg de terra da mata;
5 kg de húmus;
2,5 kg de farinha de trigo;
2,5 kg de farinha de mandioca;
2,5 kg de farinha de milho;
2,5 kg de farinha de osso (origem animal);
2 litros de melado de cana.

Após a mistura dos ingredientes, a estrutura permanece em funcionamento durante aproximadamente 24 horas, período necessário para a multiplicação dos microrganismos e obtenção do biofertilizante pronto para uso.

Projeto faz parte da experiência dos visitantes

Quem visita o Recanto Ecológico Rio da Prata também pode conhecer de perto essa iniciativa ambiental. A Fábrica de Chá de Composto integra o percurso da Trilha da Seriema, onde os visitantes encontram diversos projetos de conservação e sustentabilidade desenvolvidos pelo atrativo. O espaço proporciona uma oportunidade de compreender como práticas sustentáveis fazem parte da rotina do empreendimento, complementando a experiência de ecoturismo com educação ambiental.

Além das atividades como a tradicional flutuação em águas cristalinas, os visitantes conhecem ações que demonstram o compromisso do Recanto com a preservação da biodiversidade e a produção responsável.

Sustentabilidade como compromisso permanente

Ao transformar recursos naturais em um biofertilizante de alta qualidade, o atrativo reduz a dependência de insumos químicos, fortalece seus projetos de recuperação ambiental e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer iniciativas que inspiram uma relação mais equilibrada entre o ser humano e a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *