Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais em Jardim/MS

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS), em parceria com a Coordenadoria do PREVFOGO – IBAMA de Mato Grosso do Sul, realizou o Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, nos dias 03 a 05 de agosto, na Fazenda Cabeceira do Prata.

Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais_Recanto Ecológico Rio da Prata

O objetivo do curso foi proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para lidar com o manejo integrado do fogo, compreendendo suas principais características e, também, o uso adequado das ferramentas como sopradores e bombas costais e outros equipamentos fundamentais no trabalho diário de uma brigada de prevenção e combate a incêndios.

Coordenador do PREV FOGO - IBAMA de Mato Grosso do Sul_Marcio Yule
O evento foi ministrado pelo experiente coordenador do PREV FOGO – IBAMA de Mato Grosso do Sul, Marcio Yule.

Durante a capacitação, os alunos aprenderam sobre as normas gerais de segurança, a estrutura de cadeia de comando em situações de combate a incêndios florestais e suas respectivas abrangências.

Além disso, o treinamento ofereceu aulas práticas de queima, para que os participantes vivenciassem situações reais e aprimorassem suas habilidades na prevenção e controle de incêndios florestais.

Para Amanda, colaboradora dos passeios de ecoturismo Buraco das Araras e Jardim Ecopark o curso foi muito valioso. “Estamos entrando agora em um período de seca e a possibiliade de ter focos e casos de incêndio é maior e o curso será de grande valia para todos, assim teremos um combate mais seguro, eficaz e rápido”.

Teódison Gonçalves, gerente do atrativo, revelou que a capacitação é de extrema importância e que a participação não só da equipe da fazenda, mas também dos colaboradores de propriedades vizinhas, mostra o comprometimento de todos em prol da segurança. “O curso foi muito bom. Já tivemos um incêndio há um tempo, em uma propriedade vzinha onde trabalhamos muito lá para que o fogo não chegasse aqui na nossa área de RPPN e também em toda a extensão do rio”.

Laércio Machado, organizador do curso junto com o Recanto Ecológico Rio da Prata, também ressaltou a importância da participação das propriedades vizinhas. “Agradecemos os vizinhos que se colocaram à disposição encaminhando seus colaboradores para fazerem parte do curso. Com isso tivemos 26 participantes que estão capacitados para enfrentar qualquer tipo de incêndio florestal ou incêndio que venha acontecer nas fazendas”.

“Quero parabenizar a iniciativa da RPPN e dizer que o Prevfogo do IBAMA vê isso com bons olhos. Capacitar a equipe, ter o maior número de pessoas possíveis que, em caso de incêndio florestal, estejam organizados e equipados, diminui o perigo do incêndio florestal atingir uma grande área, diminuindo assim o dano ambiental causado pelos incêndios”, finaliza Márcio Yule.

Organizadores do Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais_Recanto Ecológico Rio da Prata
Na foto: Laércio Machado, Emilton Paixão Caxias, Bruna Mello, Márcio Ferreira Yule e Ivandil Peixoto.

Abaixo os participantes com o Certificado em mãos:

Assista alguns momentos do curso:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *