Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa recebem Certificação Ouro de empreendimento turístico sustentável

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, passeios de ecoturismo localizados em Jardim/MS, receberam no dia 17 de novembro a Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável – na categoria Ouro – concedida pela Green Destinations, através do Programa DEL Turismo do Instituto DEL.

Muito mais que reconhecimento, o processo de certificação do Programa DEL Turismo é uma forma de auxiliar empreendimentos turísticos a compreenderem o que de fato é sustentabilidade e como aplicar seus conceitos de forma prática e eficaz.

Certificação DEL Turismo - Ouro

A certificação concedida aos atrativos, avaliou a conformidade nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança, entre outros, e é reconhecida pelo Conselho Global de Turismo Sustentável – GSTC (em inglês, Global Sustainable Tourism Council), órgão vinculado a ONU – Organização das Nações Unidas, e aplicado pela fundação holandesa Green Destinations.

Os atrativos atingiram a certificação nível ouro e entraram para a lista de empreendimentos de excelência internacional.

Parabenizamos toda a equipe pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo do processo de certificação. Essa conquista é resultado de esforços coletivos e do comprometimento em promover um turismo mais sustentável, que respeita a natureza, a cultura local e o bem-estar das comunidades envolvidas. O compromisso com a sustentabilidade é uma jornada de aprendizado e adaptação constante. Com a certificação em mãos, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa se destacam como um exemplo inspirador para outras empresas do setor, demonstrando que é possível equilibrar crescimento econômico com responsabilidade ambiental e social ”, anunciou Malu Mayorga, Coordenadora do Programa do Programa Del Turismo.

Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade dos atrativos celebra a conquista. “A certificação em Turismo Sustentável do Instituto Del é muito completa pois realmente verifica o cumprimento de quesitos realmente alinhados com os pilares sociais, ambientais e econômicos da sustentabilidade. Participar desta certificação, além de nos trazer melhoria contínua através da auto-avaliação, é muito importante pois também apoiamos um programa realmente relevante para o turismo brasileiro e reconhecido por pelo selo internacional good travel program, que vale a pena ser divulgado pela sua eficiência e mérito“, diz.

Sobre o Recanto Ecológico Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata iniciou suas atividades em 1995, atrativo pioneiro no ecoturismo da região, com diretrizes de sustentabilidade desde a sua fundação. Promove atividades ao ar livre e tem como prioridade a conservação ambiental.

Em 1999 foi criada a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Fazenda Cabeceira do Prata, onde acontece o passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, ocupando 20% da área total da fazenda, uma unidade de conservação criada por iniciativa do proprietário que tem caráter perpétuo.

A sustentabilidade é um dos valores do Recanto Ecológico Rio da Prata que, além de proporcionar experiências incríveis para seus visitantes junto à natureza, preserva os recursos naturais para as gerações futuras.

Flutuaão nas águas cristalinas do Recanto Ecológico Rio ad Prata.

Sobre a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa impressiona pela transparência e pelos diferentes tons de azul de suas águas. A 40 metros de profundidade é possível ver a copa das árvores que contornam o local. É uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade.

Flutuação e mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa

Grupo Rio da Prata é Ouro

O Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e a Estância Mimosa Ecoturismo, atrativos que fazem parte do Grupo Rio da Prata, conquistaram a prestigiosa Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável na categoria Ouro. Este reconhecimento destaca o compromisso exemplar dos atrativos com práticas sustentáveis.

Em um marco significativo, a Estância Mimosa Ecoturismo tornou-se, em junho deste ano, o primeiro atrativo turístico do estado a receber a Certificação de Empreendimento Turístico Sustentável na categoria Ouro. Essa conquista reflete não apenas a excelência em oferecer experiências únicas aos visitantes, mas também o firme comprometimento com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na região.

Cachoeiras em Bonito/MS na Estância Mimosa.

DEL Turismo

O Del Turismo surgiu a partir do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico.

Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho é focado no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destination. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destination examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *