Agrofloresta no Rio da Prata: árvores frutíferas são plantadas em nova área

Dona Élida, proprietária da chácara Boa Vida no Assentamento Santa Lúcia, visitou o Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim (MS), no mês de janeiro. 

Conhecida como guardiã das sementes ancestrais e com vasta experiência, ajudou a criar e a implementar uma agrofloresta em uma nova área da fazenda.

Vista área da nova área de agrofloresta no Recanto Ecológico Rio da Prata
N anova área de agrofloresta, foram plantadas frutíferas como limão, laranja, coco anão, abacaxi e banana.

O planejamento levou em conta o tamanho do terreno, distanciamento entre as mudas, ciclo de desenvolvimento das plantas e tempo de produção. 

Foram plantadas frutíferas como limão, laranja, coco anão, abacaxi, banana, e entre as linhas foram usadas misturas de sementes conhecidas como “muvuca”. 

Para completar, foram construídas espaldeiras verticais para servir de suporte para o maracujá em parreiras.

As espaldeiras poderão ser utilizadas para o plantio de outras espécies também, segundo Élida neste mesmo momento em que plantamos maracujá poderíamos plantar maxixe ou pepino, as duas espécies poderão se desenvolver em harmonia”, revelou Bruna Melo, colaboradora do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Dessa forma, é possível combinar uma grande diversidade de espécies em uma mesma área.

Durante a ação, a equipe utilizou as cinzas decorrentes do fogão a lenha onde é produzido o doce de leite, como substrato para o composto orgânico na preparação do solo para receber o plantio das mudas, já que as cinzas ajudam a corrigir a acidez do solo.

Foi um dia intenso, de muito aprendizado e produtividade”, disse Dona Élida. “Estou muito feliz em estar aqui e poder compartilhar conhecimento“.

O que é Agrofloresta

Agrofloresta é um sistema agroecológico que combina espécies de árvores e culturas agrícolas em um modelo de produção agroecológica. 

Esta prática amplia os benefícios dos sistemas de produção agrícola tradicionais, pois promove a conservação e restauração do solo, a biodiversidade, a segurança alimentar e a melhoria dos rendimentos dos agricultores. 

Agrofloresta no Recanto Ecológico Rio da Prata

Em novembro de 2019, colaboradores do Recanto Ecológico Rio da Prata participaram do Curso Agrofloresta – Práticas, Princípios e Processos, ministrado por João Gilberto e Antônio Gomides da MAIS Agrofloresta, e realizado na própria fazenda.

Durante os dois dias de treinamento, João Gilberto e Antônio Gomides ensinaram como organizar e preparar o terreno e o solo para o SAF (Sistema Agroflorestal). Eles realizaram o plantio de xixá (também conhecido como manduvi do pantanal), beterraba, milho, girassol, quiabo, mamão, abóbora, abacaxi, mandioca, limão, laranja, banana, eucalipto, além de uma muvuca (mistura de sementes) com cerca de 20 espécies de árvores.

Aprender a respeito do sistema agroflorestal e ensinar as próximas gerações sobre a importância da convivência entre o homem e a floresta foi uma ótima oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *