10 anos de treinamento com o Chef Paulo Machado: a evolução da gastronomia no Grupo Rio da Prata

Imagine só se depois de um dia inteiro em contato com a natureza, mergulhando nos rios de águas cristalinas, contemplando cenários incríveis você pudesse ter uma experiência incrível com a gastronomia de Bonito e região aqui no Mato Grosso do Sul?

Além de proporcionar toda essa vivência na natureza para os visitantes, a Estância Mimosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata, passeios de ecoturismo em Bonito e Jardim (MS), oferecem almoço regional com gostinho de fazenda a todos que visitam o local.

Almoço regional servido no fogão a lenha no Recanto Ecológico Rio da Prata

Para isso, é realizado anualmente nos atrativos uma capacitação com o renomado Chef sul-mato-grossense Paulo Machado, com o intuito de qualificar a equipe da cozinha dos passeios, realizar e avaliar as produções gastronômicas típicas que utilizam produtos de ingredientes regionais.

A parceria com o Grupo Rio da Prata completa 10 anos em 2023, e ao longo desse tempo, o Chef Paulo Machado criou várias receitas, cheias de ingredientes especiais, técnicas, práticas e conceitos da alimentação saudável e regional.

“Eu avalio que a gastronomia do Grupo Rio da Prata evoluiu no sentido de manter o padrão da cozinha regional e também por sempre lançar tendência com pratos regionais. Notamos isso ao visitar outros atrativos da região e ver que eles se inspiram nesse trabalho. Com isso, ajudamos o entorno e mostra que temos um trabalho importante para a nossa região”, diz o chef.

Como o treinamento gastronômico do Chef Paulo Machado realça a culinária sulmatogrossense:

“Quero enaltecer que valorizamos os traços da região, a produção local e o conceito do quilômetro zero, você consumir o que está em seu entorno. Isso traz muito menos impacto ambiental para todas as pessoas e é uma tendência na gastronomia cada vez mais os lugares buscarem esse tipo de alimentação”, revela o Chef.

A escolha dos pratos preparados nos atrativos acontece após uma pesquisa com colaboradores, cozinheiros e peões que trabalham nas fazendas. Eles revelam os pratos que mais gostam, que trazem como memória da infância e o paladar adquirido, ao consumir esses pratos.

Por exemplo, o macarrão de comitiva, o arroz carreteiro, a salada com tomate, o caribéu (batidinha de carne seca com mandioca) todos esses são pratos que permeiam o universo da culinária caseira da cozinha pantaneira.

Buscamos essas receitas e procuramos aperfeiçoá-las para que possam atingir um padrão com bastante sabor e que cativam os turistas que vem de longe para provar os sabores daqui da nossa terra. É assim que escolhemos os pratos”, revela Paulo.

Primeiro treinamento de gsatronomia com o Chef Paulo Machado no Recanto Ecológico Rio da Prata
Registro do 1º Treinamento Gastronômico com o Chef Pualo Machado no Recanto Ecológico Rio daPrata (Jardim-MS), realizado em 2013. A capacitação contou com a participação da Chef Pamela Tello.

Parcerias com Chefs brasileiros

Durante os 10 anos de treinamento, renomados Chefs brasileiros participaram do evento junto a Paulo.

“São profissionais que trabalham com outras técnicas e outras culturas. Por exemplo, implementamos junto com a chef peruana Pamela Tello, uma salada de batata doce com pimenta e limão, que lembra um pouco a guarnição do ceviche, com produtos colhidos na horta do passeio. Plantamos batata doce, coentro, pimenta, limão, ou seja, tudo colhido no próprio local, sendo servido diariamente em nosso almoço“.

Já a Chef Inês Oliva, que participou do treinamento em 2018, revela que foi um momento ímpar e de muita troca de conhecimento. “Foi uma experiência incrível participar do treinamento ao lado do Chef Paulo Machado. Ele conseguiu unir a valorização dos produtos, o que é produzido nas fazendas, um trabalho em conjunto para atingir o propósito de preparar uma gastronomia de excelência nos passeios”.

Chef Inês Oliva e Chef Paulo Machado no almoço do Recanto Ecológico Rio da Prata.
Inês Oliva foi uma das chefs que acompanhou o Chef Paulo Machado durante o treinamento no Recanto Ecológico Rio da Prata e na Estância Mimosa.

Ao longo dos anos, outros Chefs acompanharam o Paulo Machado nos atrativo. Foram eles: Pâmela Tello, Moacir Sobral, Mário Portella e o Chef Cumpade João, que enriqueceram, ainda mais, o sabor da gastronomia servida nos passeios.

Alimentação Saudável

Tanto a Estância Mimosa como o Recanto Ecológico Rio da Prata possuem hortas de manejo orgânico e também agrofloresta, onde são colhidos, diariamente, produtos utilizados no preparo do almoço e saladas, um conceito conhecido como Farm to Table – da fazenda à mesa.

Oferecemos saúde com sabor. Quando se tem uma horta de manejo orgânico, temos produtos que, além de ter sabor mais acentuado, mais legítimo, temos também o fato de que as vitaminas, os sais minerais desses produtos é muito mais potente. Nos passeios os visitantes encontram na alimentação um combo de saúde e de qualidade”, diz Paulo Machado.

Na Estância Mimosa é servida a farofa de capim santo, capim limão e erva cidreira. “Usamos uma farofa de mandioca local do Estado, trabalhamos com farinha flocada que fica extremamente deliciosa e que remete à cozinha asiática, mas usando ingredientes locais. Essa é a pegada da nossa cozinha. Procuramos também pelo charme dos elementos da horta, como as flores comestíveis, as ervas e a simplicidade, que é a objetividade da cozinha regional pantaneira”.

Ao visitar os passeios, além de conhecer as belezas naturais, terá também a oportunidade de viver uma experiência gastronômica. “Você vai provar uma comida verdadeira, regional, deliciosa, feita no fogão a lenha. Venha apurar os seus sentidos e bom apetite”, finaliza o Chef Paulo Machado

10 anos de treinamento de gastronomia

O ano de 2023 começou com nova capacitação do Chef Paulo Machado com a participação do Chef Lucas Caslu.

Em janeiro, os dois profissionais estiveram no Recanto Ecológico Rio da Prata para repassar novos conhecimentos aos colaboradores da cozinha e em fevereiro, a equipe da Estância Mimosa teve o privilégio de se beneficiar das experiências dos chefs, completando, assim, 10 anos de treinamento em ambos os locais.

“São 10 anos de treinamento em gastronomia pelo Instituto Paulo Machado e a assinatura do cardápio dos atrativos que tem sabores e que celebram a cozinha regional. Cada vez que um visitante chega com vontade de experimentar um almoço com gostinho de comida de vó e de comida de casa, eles vão encontrar nos passeios essa diversidade!”, diz Paulo.

São 10 anos de parceria de sucesso! É um prazer imenso participar do treinamento para equipes tão maravilhosas, que preparam uma comida incrível e que estão tão preocupados com a sustentabilidade. É um prazer trabalhar com alimentos limpos e saudáveis e pode oferecê-los aos visitantes”, complementa o Chef Caslu.

Sobre o Chef

Profundo conhecedor da cozinha pantaneira, Paulo Machado é formado em direito e gastronomia e passou uma temporada no programa de cozinha francesa do Institut Paul Bocuse em Lyon, na França.

Chef Paulo Machado
Chef Paulo Machado conquistou em 2015 o Prêmio Dólmã de melhor chef na categoria nacional e o título de Embaixador da Cozinha Brasileira. Foto: Sérgio Coimbra.

O chef de cozinha é proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, em Campo Grande, onde ministra palestras, cursos e realiza consultorias e eventos nacionais e internacionais na área de cozinha brasileira desde 2010.

Em 2015, conquistou o Prêmio Dólmã de melhor chef na categoria nacional e o título de Embaixador da Cozinha Brasileira. É membro do projeto Slow Food, já participou da iniciativa social Gastromotiva, em São Paulo, que capacita alunos de baixa renda para o mercado de restaurantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *