Participantes do Inspira Ecoturismo conhecem modelo de gestão do Grupo Rio da Prata

Bonito (MS) recebeu nos dias 16 a 20 de maio o II Inspira Ecoturismo, evento promovido pelo Sebrae.

O objetivo foi oferecer aos participantes oportunidades de negócios e compartilhar histórias de sucesso de empreendimentos que atuam no mercado do ecoturismo e turismo de aventura.

Os atrativos do Grupo Rio da Prata – Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa Ecoturismo – considerados referências no segmento de ecoturismo, participaram do evento, através das visitas técnicas.

Visita Técnica no Recanto Ecológico Rio da Prata

Durante a visita técnica no Recanto Ecológico Rio da Prata, os participantes foram recepcionados pelo Gerente Teódison Gonçalves e pelos colaboradores Manoel Cruz e Sara Rodrigues.

O grupo foi conduzido a uma visita aos bastidores do passeio em uma troca de experiências. Foram abordados assuntos como ações sustentáveis, processos de gestão e a implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS).

“Foram dois dias de visitas técnicas aqui no Recanto Ecológico Rio da Prata. Todos estavam bem interessados em saber como funcionava nossa operação turística para que as boas práticas realizadas aqui possam ser replicadas nos seus empreendimentos e destinos.


Visita Técnica na Estância Mimosa

Nos dias 19 e 20 de maio foi a vez da Estância Mimosa receber empresários e equipe do Sebrae de todo o país como parte da programação do Inspira Ecoturismo.

Além de Mato Grosso do Sul, das cidades de Jaraguari e Sidrolândia, empresários do Amazonas, Paraná, Distrito Federal e Maranhão estiveram presentes no primeiro dia de visitas técnicas no atrativo.

Participantes da visIta técnica na Estância Mimosa, em Bonito/MS.

Após realizarem o passeio de trilha e cachoeiras, carro-chefe do atrativo, e almoçarem na sede, a colaboradora Elusa Prado contou um pouco sobre a história da fazenda, política da empresa,  projetos em sustentabilidade realizados pelo Grupo Rio da Prata na Estância Mimosa.

As empresárias Irlanda Ferreira e Queila Arruda, da Fazenda São Clemente, localizada na zona rural de Campo Grande, vieram interessadas em como as estruturas em madeira da trilha foram construídas, para replicar em seu negócio. A família delas possui uma propriedade com sete cachoeiras na saída para Sidrolândia, onde o café produzido na propriedade faz parte do menu de boas-vindas e queijos e doces caseiros são vendidos aos visitantes.

Já no segundo dia de visitas, a Estância Mimosa recebeu empresários de Goiás e do Rio de Janeiro e membros dos Sistema Sebrae, e da mesma forma, após o passeio de trilhas e cachoeiras e almoço na sede, aconteceu uma breve explanação sobre as atividades, com foco no Sistema de Gestão de Segurança, projetos em sustentabilidade, parceiros, política da empresa e como a gastronomia agrega valor à experiência dos visitantes e confere identidade ao local.

Colaboradora Elusa fala sobre a operação turística na Estância Mimosa em Bonito/MS.

Segundo Elusa, o saldo das visitas foi extremamente positivo e as expectativas dos participantes foram alcançadas conforme relatos dos mesmos. A Diretoria foi elogiada pela gestão dos atrativos, que segundo eles, percebe-se refletida na coesão entre os discursos e a prática, tanto no Recanto Ecológico Rio da Prata quanto na Estância Mimosa.

“O Pólo SEBRAE de Ecoturismo é um grande parceiro da Rota Pantanal Bonito, e estando como Interlocutora da IGR Rota Pantanal Bonito foi uma satisfação apresentar nossos associados Estância Mimosa e Recanto Ecológico Rio da Prata, referência em ESG e SGS, ambos Abetanos e certificados pela ABNT, facilitando as visitas técnica no Inspira Ecoturismo para os empresários e gestores públicos de todo o país”, revelou Emanuelli Ribeiro, facilitadora do Sebrae e que acompanhou as visitas técnicas nos atrativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *