Treinamento sobre Segurança e Saúde no Trabalho nos atrativos do Grupo Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim/MS) e a Estância Mimosa (Bonito/MS), ambos atrativos pertencentes ao Grupo Rio da Prata, deram um passo significativo em direção à segurança e saúde no trabalho.

Sob a orientação do Técnico em Segurança e Saúde no Trabalho, Carlos Roberto Scudler e de Klauss Machareth, Assistente de Diretoria do Grupo Rio da Prata, os colaboradores participaram de treinamento sobre o tema.

O objetivo do encontro foi implantação do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho dentro da empresa e todos os colaboradores foram beneficiados por esse esforço coletivo em prol da segurança.

A participação ativa e o engajamento demonstrados pela equipe refletiram na conscientização da importância dessas práticas. Durante o treinamento, dúvidas foram esclarecidas, abrangendo não apenas questões trabalhistas, mas também aspectos cruciais de segurança.

Um destaque foi a apresentação que abordou sobre os riscos inerentes às atividades e a vital importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O cerne desse avanço está nas mudanças legislativas que ocorreram em 2021, quando o Ministério do Trabalho aprovou normas e regulamentos do E-social, aplicáveis inclusive ao meio rural. Tais mudanças incluíram adaptações para a realidade rural, com foco especial na pecuária e em todas as atividades relacionadas a ela, incluindo o turismo proporcionado pelos atrativos.

Porém essas mudanças não são meramente sugeridas, mas sim obrigatórias. O ano de 2023 marca o prazo para que as propriedades rurais, realizem a devida adequação e implementação das normas.

Uma abordagem chave adotada pelo Grupo Rio da Prata foi a contratação de uma consultoria especializada e um técnico de segurança do trabalho. Ele realiza visitas regulares, tanto para os setores de turismo quanto para a pecuária, conduzindo a efetiva implantação do E-social.

IMPLANTAÇÃO

O processo de implantação do E-social engloba três principais elementos: Programa de Gerenciamento de Risco do Trabalho Rural (PGRTR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Esse processo foi iniciado com uma análise abrangente das propriedades, realizada em maio de 2023. Essa análise identifica as operações da empresa, cargos e funções desempenhadas por cada colaborador.

A partir dessa compreensão detalhada, o técnico avalia os riscos ocupacionais e de saúde associados a cada função desempenhada no dia a dia da fazenda.

Com base nessa avaliação, os riscos são categorizados como baixo, médio ou alto, bem como classificados em uma escala de 1 a 5 de acordo com sua gravidade. Essa avaliação orienta a definição dos EPIs que cada colaborador deve usar, mitigando efetivamente a possibilidade de acidentes de trabalho.

A segunda visita técnica concentra-se na entrega dos EPIs e na conscientização dos colaboradores sobre sua importância. Durante esse estágio, foram compartilhados tipos de EPIs, vídeos ilustrativos de acidentes de trabalho e os EPIs foram distribuídos e registrados para cada colaborador.

PRÓXIMOS PASSOS

O próximo passo é o desenvolvimento de treinamentos aprofundados e as adaptações necessárias para garantir a total conformidade com as normas estabelecidas.

O Grupo Rio da Prata demonstra um compromisso com a segurança e saúde de seus colaboradores. Através da implementação do sistema de gestão e segurança e saúde no trabalho, ele não apenas cumpre as exigências legais, mas também cria um ambiente de trabalho protegido, produtivo e consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *